14/06/12 | 11:48
Zona Rural recebe aula inaugural do Programa de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na última quarta-feira (13), a aula inaugural do Programa de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), em parceria com a cooperativa de profissionais de transporte fluvial da Marina do Davi.

Cerca de trinta alunos terão a oportunidade de concluírem o ensino fundamental, como explica a Professora Rosana Nascimento. “Eu aceitei o desafio de dar aula para a comunidade porque o lado rural é mais interessado do que o urbano e eles tem um propósito para alcançar. Por este motivo, estou apostando na expectativa deles,” enfatizou.

Durante a aula foram entregues fardamento escolar, material didático e o kit escolar.

Para o aluno Luís Cláudio Coelho, de 44 anos, o seu maior desejo é poder ler e escrever. “Eu espero aprender a ler e a escrever, porque o homem que não sabe ler é cego para a sociedade. Então, eu me sinto assim, cego, porque eu não consigo. Porém, eu sei falar, sei conversar, sei trabalhar, mas não sei ler nem escrever e é justamente por isso que agora voltei para a sala de aula, eu preciso estudar”, determinou.

Segundo o Gerente da Educação de Jovens e Adultos (GEJA) da Semed, Mauro Brito, a expectativa para essa turma é a melhor possível, pois a turma foi maior do que esperado. “São alunos que estão motivados a estudar e isso para nós é importante. Ninguém sabe os desafios que essas pessoas passam o dia todo e quando chega a noite existe um grande interesse o que motiva o professor a trabalhar uma metodologia adequada para esses alunos, porque eles estão aqui buscando uma necessidade de crescimento profissional. E isso só vai ser possível por meio do estudo”, concluiu.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira de 18h às 21h, na Escola Municipal São José I, localizada na comunidade Nossa Senhora do Livramento, Zona ribeirinha da capital amazonense.