13/03/12 | 11:28
Zona Oeste recebe Telecentros

O resultado da parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria Municipal de Educação tornará possível a inclusão digital de alunos, pais e comunitários de 219 escolas municipais de Manaus que estão recebendo os Telecentros.

Nesta segunda-feira, (12), três Telecentros foram inaugurados na Zona Oeste da Cidade implantados  nas Escolas Municipais: Maria Madalena Corrêa (Vila da Prata), Carlos Gomes (Compensa) e Lírio do Vale (Lírio do Vale).

O dinamismo e as novas aprendizagens da informática foram citados pelo Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, na inauguração dos Telecentros.

“Vocês terão a capacidade de aprender coisas novas nas consultas da internet em  um espaço seguro dentro da escola  que substituirá  a lan house. Além disso, o Telecentro abre a oportunidade de permitir que os pais venham aprender com seus filhos, além de possibilitar que os comunitários também sejam convidados a participar deste processo: integração dos alunos, pais e comunitários”, ressaltou o Secretário.

Na Escola Municipal Maria Madalena Corrêa (Vila da Prata), mais de 600 alunos (Educação Infantil ao 5° ano) terão a sua disposição as ferramentas tecnológicas que auxiliarão em seu cotidiano escolar.

A gestora da escola, Rinalda Ortiz, acredita que a  comunidade terá uma ótima oportunidade de crescer. “Agradecemos por nossa escola receber um dos Telecentros.  A comunidade não tem acesso à internet e isso ajudará em sua formação, por meio da promoção de cursos e espaço para que ele possam aprender essa ferramenta. Os nossos alunos terão uma nova metodologia mais atraente e atualizada”, complementou a gestora.

“Eu achei ótimo, pois os meus filhos terão a chance de aprender mais em um local dentro da escola para fazer seus trabalhos. Eu tenho muita vontade de aprender a utilizar o computador para ajudar os meus filhos a fazerem suas pesquisas  e quem sabe conseguir um emprego”, explicou  a mãe de aluno e comunitária, Kely Oliveira da Silva, 31.

Com muita alegria e disposição, alunos, pais e comunitários da Escola Mul. Carlos Gomes (Compensa) receberam a implantação do Telecentro abrindo as portas para as novas tecnologias.

“O Telecentro proporcionará boas oportunidades aos nossos alunos e comunitários, pois permitirá a tão sonhada inclusão digital a que todos têm direito. Esse espaço em nossa escola é uma vitória, pois hoje se fala em tecnologia neste mundo globalizado, mas nem todos conseguem acompanhar as mudanças devido a uma série de fatores e o Telecentro vem suprir essa lacuna”, destacou o gestor da escola, Zacarias Macedo.

O aluno do 4° ano, Wagner dos Santos, 9, estava muito feliz com a conquista. “Gostei  muito desse espaço na minha escola, ficou muito bonito! Vou sempre querer fazer os meus trabalhos e pesquisas aqui no Telecentro”, afirmou o aluno.

O 27° Telecentro foi inaugurado na Escola Mul. Lírio do Vale e de acordo com a gestora , Maria de Lourdes Paes Lima, o uso da tecnologia possibilitará novas interações no espaço escolar.

“A educação precisa disto, dessa inovação no ensino até mesmo para mudar conceitos já ultrapassados. É um instrumento a mais para que os alunos possam interagir com os demais e adquirir novos conhecimentos. Que todos possam aprender muito mais com esse processo”, ressaltou a gestora.

“Não vou mais precisar ir à lan house para fazer meus trabalhos, é muito bom ter esse espaço dentro da minha escola”, explicou a aluna do 7° ano, Isabela Laborda, 12.

Rosânia Melo, 43, mãe de duas alunas (Giovana Melo, 9, e Gigliane Melo, 11) ficou muito feliz com a aquisição da escola. “Acho muito importante ter esse espaço dentro da escola porque elas poderão fazer suas pesquisas sem ir para o perigo das lan houses. Eu ficava muito preocupada , agora,  me sentirei  mais segura e sei que minhas filhas também estarão em segurança”, enfatizou a mãe e comunitária.