26/04/12 | 15:31
Zona Norte recebe mais três Telecentros nas escolas municipais.

Os Telecentros inaugurados nesta quarta-feira, (25), nas Escolas Municipais Lucila Freitas (Colônia Santo Antônio), Rubens Sverner e Madalena dos Santos Costa (Novo Israel) oferecerão equipamentos e instrutores para promover a inclusão digital e social de alunos, pais e comunitários. Muitos destes usuários terão acesso à informática pela primeira vez assim como a navegação na web.

Ao som da fanfarrra da Escola Lucila Freitas , mais de 600 alunos do 1 ao 9° receberam com festa a implantação do 68° Telecentro. A Gestora, Mariete Souza, vê o Telecentro como um grande avanço no bairro e na escola. “O Telecentro será mais uma ocupação para os nossos alunos o que repercutirá diretamente na produtividade das aulas alcançando o objetivo de uma educação de qualidade. Os comunitários já participam de nossos eventos e agora com o Telecentro estarão mais próximos da escola e de seus filhos”, comentou a gestora.

“Nós precisávamos deste espaço para pesquisar nossos trabalhos e também para acessar sites para o nosso entretenimento”, afirmou a aluna do 9° ano, Thaís Gomes Abreu, 16.

A comunitária, Elcilene Araújo de Souza, 31, falou sobre a importância do novo recurso na escola. “Para os alunos será de grande valia, pois, é uma atividade a mais na escola. Meu filho só quer saber de vídeo game e será importante para ele se concentrar em outras coisas”, explicou  Souza.

O Subsecretário Municipal de Gestão Educacional, Suames Maciel, reafirmou a importância dos telecentros nos espaços escolares.

“A Prefeitura de Manaus tem como meta entregar 219 telecentros na cidade de Manaus. Ou seja, das 492 escolas, 219 foram contempladas com o projeto. Essas três escolas que percorremos, hoje, fazem parte deste número. Peço aos alunos que valorizem este momento e espaço entregue à escola e comunidade. Nossa vida é feita de oportunidades e este poderá ser um divisor de águas na vida destes alunos. A ferramenta que está sendo disponibilizada deve ser utilizada para potencializar ainda mais os estudos, pois a internet trará a informação atualizada para dentro da escola, nas mãos de alunos, professores e comunitários”, destacou o Subsecretário.

A Gestora da Escola Rubens Sverner, Marquize Santos Monteiro, descreveu o momento da entrega do Telecentro como a realização de um sonho. “Estamos finalmente realizando o nosso sonho em ver a implantação deste espaço tecnológico. É uma oportunidade para a comunidade, um instrumento de aprendizado e cidadania aos 960 alunos do 1° ao 5° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nossa escola”, afirmou a Gestora.

Segundo ela, a escola além de trabalhar com os programas da secretaria desenvolve os projetos: O pequeno poeta, Folcloriando  na leitura , Biblioteca Móvel e Lendo com a Família.

A aluna do 4° ano, Renata Carvalho, 9, afirmou que o espaço do telecentro auxiliará em seus trabalhos escolares. “Esse novo recurso me ajudará a melhorar os estudos. Eu realizava minhas pesquisas na lan house, agora terei a ajuda dos professores , com certeza será bem melhor!”, afirmou a aluna.

Na Escola Madalena dos Santos Costa (Novo Israel) 350 alunos do 1° ao 5° ano e do Programa de Aceleração da Aprendizagem terão acesso a este novo instrumento pedagógico que é o Telecentro.

A gestora , Rosenilda Mar dos Santos, falou sobre a satisfação da comunidade e da equipe escolar em receber o novo projeto.

“É maravilhoso receber o telecentro em nossa escola. Uma porta que se abre para os alunos e para a comunidade. O acesso à internet para muitos comunitários e pais que nem sempre tem condições de pagar a lan house. Um marco na história do nosso município”, ressaltou a gestora.

Para o aluno do 5° ano, Carlos Lucas, 10, as pesquisas serão facilitadas com o Telecentro. “Antes só pesquisava meus trabalhos em livros, com o Telecentro vai ficar bem mais fácil”, afirmou Lucas.

O Telecentro é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.