04/12/12 | 13:48
Zona norte em festa com a entrega dos Telecentros 133° e 134º

A rede mundial de computadores e a tecnologia já fazem parte do cotidiano da educação na rede municipal de ensino. Isso é evidenciado com os laboratórios de informática inaugurados nas escolas, os 8 mil netbooks entregues aos alunos e demais projetos que demostram este feito na Capital.

Para reafirmar esse compromisso, a Secretaria Municipal Educação (Semed) em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), inauguraram nesta última sexta feira, 30, os Telecentros 133º e 134º nas Escolas Jarlece da Conceição Zaranza e Sen. Darcy Ribeiro, ambas localizadas no Conjunto Amazonino Mendes, Bairro Novo Aleixo, zona norte da cidade.

Participaram da solenidade de entrega alunos, comunitários, gestores, assessores da Divisão Regional de Educação – DRE IV e o Subsecretário de Administração e Finanças, Luiz Fabian Pereira.

O Subsecretário externou com muita alegria a entrega das unidades e salientou que este acontecimento marca uma nova fase na vida não somente dos alunos, mas também, da comunidade escolar e das pessoas que moram no entorno das unidades educacionais.

“O Telecentro é um instrumento que tem a finalidade de viabilizar aprendizagem de forma prática e dinâmica. Mas este novo espaço, além de fomentar o conhecimento, também, será um espaço de entretenimento aberto na somente aos alunos e comunidade escolar, mas também, aos pais e comunitários com a disponibilidade de cursos e internet gratuita via wireless. Parabéns a todos pelo novo espaço tecnológico”, disse.

A gestora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, Marilda Sevalho, destacou como será visto o novo ambiente educacional.

“O Telecentro não será visto somente como uma sala de máquinas, mas sim um espaço de cidadania”, explicou.

Para a moradora e mãe de aluna, Eliana Freitas, esta nova unidade informatizada vem ao encontro de suas necessidades.

“Com essa nova sala, computadores e internet, eu minha filha vamos agregar mais conhecimentos. Isso é maravilhoso”, frisou.

Para aluna do 9° ano, Amanda Cardoso, 15, o Telecentro será uma nova fase na sua vida acadêmica.

“A partir de agora vou ter acesso a uma nova ferramenta por meio de aparatos  da internet, o mais legal, é que vou poder usufruir isso tudo de forma gratuita. Isso é ótimo”, salientou.

Para a gestora da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, Samantha  Marczynski, a unidade que foi implantada em sua escola é uma conquista aos discentes e familiares.

“A comunidade no entorno da escola é carente e sedenta desse tipo de recurso. Portanto este telecentro vem atender as necessidades tanto dos alunos quanto da comunidade que assim como as outras pessoas precisam utilizar internet e computadores para obter conhecimento”, frisou.

A aluna do 6º ano , Keyce Jennifer, 11, estava admirada com a chegada do Telecentro.

“Estou muito feliz com esta nova sala, pois agora posso acessar a internet mais ainda. Eu adoro internet, com ela posso aprender várias coisas, me divertir e brincar. Isso é legal”, afirmou a aluna.