13/09/12 | 15:31
Zona centro oeste ganha mais uma unidade informatizada

Na tarde desta quarta feira, (12), foi inaugurado o 126° Telecentro. Dessa vez, a unidade educacional contemplada foi a Escola Municipal Maria Rufina situada no bairro Alvorada, zona centro-oeste da cidade. O evento contou com a presença de alunos, pais, comunitários, gestores, assessores da Divisão Regional Educacional (DRE) II e Subsecretário da Semed, Suames Maciel Gomes.

Essa nova unidade informatizada beneficiará 986 alunos de todo o ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a comunidade em geral por meio de cursos, acesso à internet e pesquisas escolares.

A solenidade de inauguração foi aberta pelos alunos do 2º ano que fizeram uma apresentação intitulada “Dança dos anos 60” com trajes típicos da época.

Para o Subsecretário, Suames Maciel, este novo ambiente de informação será de extrema importância para alunos e comunitários.

“A partir de hoje alunos, pais e comunitários vão dispor de uma nova ferramenta de ensino e entretenimento com auxílio da internet. Agora, as pessoas dessa área terão a informação em tempo real, se comunicar com o mundo através das redes sociais e fazer cursos para seu enriquecimento profissional. Além disso, a comunidade poderá acessar de suas próprias residências internet via wireless”, ressaltou o Subsecretário.

Segundo o pai, Jonilson Ribeiro, este novo espaço de conhecimento será importante, tanto para ele, quanto para seus dois filhos.

“Este telecentro trará novas possibilidades, conhecimentos e, principalmente, desafios para pais e comunitários, como eu, que não disponho de um computador e muito menos internet em minha casa”, afirmou o pai.

O aluno do 5º ano, Lucas Tomás, 10, afirmou que a internet já faz parte da sua vida, pois ele já possui em sua residência. Mas o fato de poder utilizar essa ferramenta também no ambiente escolar o ajudará muito mais.

“Adoro ler, pesquisar e aprender coisas interessantes. O legal é que vou poder fazer essas coisas na escola e com auxílio da internet. Com os computadores e com a internet, que agora serão melhores e mais acessíveis, eu poderei fazer tudo o que gosto com mais facilidade. Isso é maravilhoso”, relatou o aluno.

A gestora da escola, Sandra Maria Aguilar, relatou que na verdade a escola já disponibiliza computadores e internet para os alunos e que esse acesso será intensificado com ajuda de Datashow e DVD.

“Antes, os alunos já tinham um espaço semelhante a esse (telecentro), onde, pesquisavam e aprendiam mais com a ajuda da internet. Agora esse serviço será estendido aos pais e comunitários. Onde poderão fazer cursos e acessar internet sem precisar pagar”, comentou a gestora.