Centros Municipais Sociopsicopedagógicos - CEMASPs

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Departamento de Gestão Educacional – DEGE/Divisão de Apoio a Gestão Escolar – DAGE, através das ações dos Centros Municipais Sociopsicopedagógicos - CEMASPs desenvolve um programa de combate à evasão escolar.

Os CEMASPs, inicialmente criados como Programa de Atendimento Sociopsicopedagógico da Rede Municipal de Ensino – PASP, foram modificados para Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico – CEMASP através da Lei nº 1.556, de 13/01/2011 e tem como missão resgatar os alunos infrequentes, por meio de ações pedagógicas, sociais e fonoaudiológicas.

Além do trabalho preventivo de combate à evasão, a equipe multidisciplinar (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais), realizam atendimentos individuais e em grupos, assessoramentos as escolas, palestras, visitas domiciliares e orientação familiar. O fluxograma de atendimento é realizado através de formulários encaminhados pelas próprias escolas. Após triagem realizada pelos CEMASPs, os profissionais realizam os atendimentos levando em consideração as necessidades identificadas.

Abaixo, disponibilizamos os slides de apresentação dos referidos Centros para conhecimento do trabalho desenvolvido e os documentos de encaminhamento dos alunos e/ou solicitação de atendimento a equipe multidisciplinar para impressão, de acordo com as necessidades.

Saiba mais sobre os CEMASPs