25/08/16 | 17:21
Workshop expõe trabalhos de alunos da educação especial

25-08-16-Workshop. Educação Especial. Plaza Shopping. Fotos Cleomir (1)Trabalhos que desenvolvem diversas habilidades de alunos da educação especial estão expostos nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, no 2º Workshop da Educação Especial, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que acontece no 1º piso do Manaus Plaza Shopping, zona Centro-Sul.

O objetivo de reunir trabalhos de 17 escolas da rede municipal de ensino que trabalham com alunos da educação especial é mostrar para a sociedade o que esses alunos conseguem fazer e como podem se desenvolver com um trabalho de educação voltado para eles.

“Quando trazemos esses trabalhos para um shopping queremos promover a inclusão social, pois eles já têm a educacional, mas estamos mostrando para a sociedade a importância de eles estarem apresentando os seus trabalhos, do que são capazes, para que vejamos o potencial de cada um deles”, relatou a chefe da Gerência de Educação Especial da Semed, Reni Formiga.

25-08-16-Workshop. Educação Especial. Plaza Shopping. Fotos Cleomir (2)Para trabalhar a coordenação motora e educação intelectual, professores da Escola Municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, zona Centro Oeste, desenvolveram um grande tabuleiro de xadrez, produzido pelos alunos da educação especial que aprendem brincando.

“Estamos apresentando os benefícios do xadrez no desenvolvimento motor e cognitivo da pessoa com deficiência. O objetivo não é que os alunos aprendam a jogar, mas desenvolver a parte da atenção, da concentração e melhorar a oralidade e a socialização, aumentando a capacidade intelectual”, contou a professora Vera Amazonas.

Diagnosticado com deficiência intelectual, o aluno Tibério Vinicius da Costa, 12, que cursa o 5º ano na escola Waldir Garcia, já mostra entrosamento com o jogo. “O xadrez serve para deixar inteligente e ajuda a pensar mais rápido, no jogo um reino joga contra o outro e ganha quem der um xeque-mate no outro”, contou o aluno manuseando as grandes peças do tabuleiro.

25-08-16-Workshop. Educação Especial. Plaza Shopping. Fotos Cleomir (5)Quem também mostrou desenvolvimento na coordenação motora depois de participar de atividades escolares foi o aluno Dennys Lima Dantas, 17, da Escola Municipal Rodolpho Valle, no bairro Redenção, zona Oeste, como contou a mãe do aluno, a dona de casa Ivanilda Verçosa Lima.

“Essas crianças sofrem muito com a exclusão por parte da sociedade e com esses trabalhos eles vão perdendo o medo de se envolver. O Dennys, que é autista, é da sala de recurso e participa de diversas atividades, mas ele se desenvolveu mais na dobradura, fazendo origamis que ele pesquisa na internet”, relatou a mãe do aluno.

Além das apresentações das atividades, o workshop conta com apresentações culturais de instituições parceiras, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Filippo Smaldone e Associação de Amigos dos Autistas (AMA).

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054