31/08/15 | 9:28
Workshop de Educação Especial da Semed premia escolas e alunos inclusos

Encerramento da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência - Fotos Rodemarques Abreu (1 (7)Professores e alunos da educação especial da rede municipal de ensino foram homenageados, nesta sexta-feira, 28, durante o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A premiação aconteceu durante o 1º Workshop de Educação Especial da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), que aconteceu no Manaus Plaza Shopping, localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

Pela participação nas práticas pedagógicas, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Castro, no Conjunto Viver Melhor, ficou em primeiro lugar, na premiação, com o projeto ‘Parquinho Inclusivo’. O prêmio foi entregue para a professora Michele Nunes. Em segundo lugar, ficou o Cmei Professor Rozendo Neto de Lima, no Conjunto Boas Novas, com o projeto ‘Fazendo Aprendizagem com Sucatas’, representado pela professora Jeane Suelen. A terceira colocação ficou com o projeto ‘Jogos e Brincadeiras na Educação de Jovens e Adultos (EJA)’, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, representado pela professora Francineide Frota.

Encerramento da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência - Fotos Rodemarques Abreu (1 (21)De acordo com a gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, a semana foi proveitosa para chamar a atenção da sociedade para os trabalhos promovidos com alunos da educação especial. “Abrimos os eventos dessa Semana da Pessoa com Deficiência com uma missa e de terça até hoje tivemos a oportunidade de ver os trabalhos expostos por 27 escolas durante o workshop. Muito importante apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela Semed. Temos cada vez mais buscado novas metodologias e ferramentas para trabalhar na Educação Especial”, informou.

Ainda houve a premiação para os alunos que participaram de um concurso de desenho, que estampou a capa do convite para a Semana da Pessoa com Deficiência. A terceira posição ficou com a aluna Dávila Lara Maurer, da Escola Municipal Francisca Pereira. Em segundo lugar, ficou a aluna Sandra Marins dos Santos, da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. E em primeiro lugar ficou a aluna Larissa Menezes Bentes, da Escola Municipal São Vicente de Paula.

Encerramento da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência - Fotos Rodemarques Abreu (1 (2)Para a mãe de Larissa, a assistente de recursos humanos, Sandra Menezes, o prêmio foi o resultado do esforço da aluna e do apoio recebido. De acordo com ela, é importante incentivar os filhos também em casa, para que possam desenvolver suas competências e sejam incluídos e reconhecidos na sociedade.

“Ela falou que queria participar do concurso de desenho e nós incentivamos. Quando soube que ela ficou em primeiro, ela me pediu para escrever uma carta com as palavras dela para ler no momento dos agradecimentos. Na carta ela agradece ao apoio de toda a equipe da escola e do concurso e aproveitei para dizer que esse momento é gratificante e que não devemos deixar de apoiar”, relatou.

Durante o evento, ainda houve as apresentações culturais dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a apresentação de boi da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, o ‘Boi Vidalzinho’.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu