03/10/11 | 17:51
Vovó Rufina Solidária visita Casa do Idoso São Vicente de Paulo

Integrar os idosos e sensibilizar os alunos da EMEF Maria Rufina com a causa da Terceira Idade foi a ideia principal da atividade Vovó Rufina Solidária promovida nessa segunda-feira, (03), na Casa do Idoso São Vicente de Paulo localizada no bairro São Raimundo, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A manhã cultural contou com uma programação variada que envolveu alunos, professores e os idosos. Voz e violão, Dança da Emília, Poesias, Contação de histórias e a entrega de doações foram algumas das atividades realizadas pela equipe da escola.

O Projeto “Histórias da Vovó Rufina”  foi criado na EMEF Maria Rufina, localizada na Estrada dos Franceses, bairro Alvorada I, Zona Centro-Oeste e tem como objetivo estimular o hábito da leitura entre os alunos por meio de várias atividades realizadas tanto em sala de aula quanto no pátio da escola.

O Projeto é coordenado pela professora Maristela Carvalho, que vive a personagem Vovó Rufina – a contadora das histórias infantis para as crianças.  Segundo ela, essa visita à Casa do Idoso visa mostrar uma outra realidade para os alunos. “Queremos sensibilizar os nossos alunos com os cuidados que devemos ter com os nossos idosos. Eles arrecadaram materiais de higiene pessoal e os professores ficaram responsáveis pelos gêneros alimentícios”, afirmou a coordenadora.

Para a Diretora da Casa do Idoso, Carla Santana, esse tipo de atividade anima os idosos e os integra socialmente. “As atividades culturais auxiliam na integração dos idosos, sendo uma forma deles esquecerem os problemas e ficarem mais animados”, destacou a Diretora.

O idoso Antônio Jerônimo, 81, gostou muito da programação e acredita que essas atividades ajudam a integrar mais os residentes da instituição. “Eu gosto muito dessas atividades, principalmente quando tem músicas antigas e apresentação de crianças que representam o nosso futuro, os novos líderes no país”, destacou Sr. Antônio.

A aluna do 3° ano, Ana Rita, 8, acredita que é importante as crianças se voltarem para os cuidados com os idosos. “É muito importante cuidarmos dos idosos porque um dia ficaremos iguais a eles”, afirmou a aluna.

“Histórias da Vovó Rufina”  existe há dois anos na EMEF Maria Rufina e nasceu  da necessidade de se fazer alguma atividade direcionada para o estímulo da prática da leitura no cotidiano escolar. Esse ano estão sendo trabalhadas as Fábulas Infantis, no qual cada sala de aula trabalha uma história diferente por meio de pinturas, peças teatrais, contação de histórias e textos permeados de valores morais e éticos.