21/08/14 | 17:40
Voluntários da Samsung encerram os trabalhos na RDS do Tupé

Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé se despediram, nesta quinta-feira, 21, dos membros do Programa Internacional de Voluntariado da Samsung. Durante a cerimônia de encerramento do projeto, os alunos da Escola Municipal São João apresentaram danças, músicas e comentaram sobre a experiência cultural com os coreanos. A equipe passou quatro dias desenvolvendo serviços voluntários no local.

Daiana Reis da Silva, 15, está no 9° ano do Ensino Fundamental e contou o que aprendeu durante a visita dos estrangeiros. “Foi muito legal essa convivência. Aprendi muitas coisas por conta das atividades que eles fizeram com a gente. Eles ensaiaram as danças conosco, nos ensinaram como melhor usar o computador, nos ajudaram a criar uma conta no Facebook, entre outras atividades de desenhos e pinturas. Gostei muito de conhecer pessoas do outro lado do mundo”.

Já Kemerson Vitor Ferreira, de 9 anos, aprendeu a tocar flauta. “Eles montaram algumas apresentações e ensinaram um grupo de alunos a tocar flauta. Foi muito legal. Também aprendi a pintar quadros”, comentou o estudante.

O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Franklin Janã Pinto; a secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Kátia Schweickardt; o diretor da Samsung na América Latina, Pedro Kim; o presidente da empresa no Brasil,  KC Park, entre outros executivos da multinacional e servidores da Semed e da Semmas participaram do evento.

Na ocasião, os voluntários oficializaram a renovação e doação de 20 novos notebooks e dois condicionadores de ar ao telecentro da escola. Além disso, uma área de convivência para comunidade foi construída em parceria com a Prefeitura de Manaus.

Gestora da escola, a professora Lucilene Sarges falou sobre a contribuição dos voluntários e do trabalho desenvolvido junto aos alunos. “Foi um trabalho de muito esforço. Apesar do calor imenso, os coreanos cumpriram toda a tarefa. A partir da próxima semana já estaremos trabalhando com o novo telecentro. A interação foi fantástica e os alunos contribuíram e participaram em todos os momentos”.

O subsecretário da Semed, Franklin Janã Pinto, comentou que a imersão cultural contribuirá para a aprendizagem dos alunos. “É louvável e só temos a agradecer essa parceria. Hoje, a equipe da Samsung faz parte da família do Tupé e temos que agradecer tudo o que vem para somar. Eles estão deixando um pouco do coração deles aqui conosco e é claro que isso não vai ser esquecido por ninguém. Nem pelos estudantes, nem por eles, e nem por nós que somos preocupados com a educação”.

Texto: Luana Carvalho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188