06/03/15 | 16:47
Violência doméstica é tema de palestra em escola municipal

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo (8 de março), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) 4, realizou a palestra “Violência doméstica”, com a participação das gestoras, servidoras e, também, do público masculino das escolas municipais. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório da Escola Municipal Raimundo Teodoro Bontinelly Assumpção, localizada no Riacho Doce II – Cidade Nova, zona Norte.

O evento teve a proposta de dinamizar e massificar as informações sobre o combate à violência contra a mulher. Para a chefe da DDZ 4, Valéria Marreiro, é importante que as orientações sejam socializadas para as outras pessoas que trabalham nas escolas. “É fundamental que as diretoras tenham as informações para a melhoria do convívio no geral”, disse.

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a divisão convidou a assistente social Hizolda Gabriela Reis da Cunha, do 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Segundo ela, a palestra tem como base o projeto “Maria vai à escola”, que destaca a lei Maria da Penha na rede pública de ensino.

“É um tema contemporâneo que vem sendo disseminado há muito tempo, no qual temos esse trabalho de enfrentamento da violência doméstica e familiar. O projeto seria direcionado aos alunos, mas hoje nós estamos socializando essas informações com essas educadoras”, disse, lembrando que no período de 9 a 13 de março será realizado a campanha nacional de violência e enfrentamento contra a mulher.

A Escola Municipal Irmã Zenir de Castro Alves, na Cidade Nova, tem a curiosidade de ter no seu quadro funcional 29 servidores, sendo todas mulheres, contou a gestora da unidade, Eliane Bizantino Américo de Assis.

“Dentro desse tema nós vamos levar todo material para trabalhar com os alunos de forma mais aprofundada. Nós só podemos alcançar as famílias deles com essas informações mediante as reuniões com os pais, mas sempre tendo uma pessoa especializada para trabalhar dentro da escola”, completou.

Ao final da palestra, as participantes ganharam um broche e houve sorteios de brindes.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054