21/10/14 | 16:12
Vila Olímpica sedia provas de natação e tênis de mesa da Municipíadas

Cerca de 100 alunos, entre dos 5º ao 9º, do Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA) e do projeto Itinerante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta terça-feira, 21, das modalidades de natação e tênis de mesa. As disputas fazem parte do calendário de jogos da XVII Municipíadas e aconteceram na Vila Olímpica de Manaus, zona Oeste da cidade.

As provas de natação reuniram 59 alunos do 5º ao 9º ano e do PAA, na categoria infantil e juvenil, no masculino e feminino. Os alunos participaram das provas de 50 metros (m) livre, 25 m costa, 50 m livre, 50 m costa, 100 m livre e revezamento 4×25 m.

A coordenadora da modalidade, Josiane do Vale, ressaltou a importância dos jogos para o município, não pelo lado competitivo, mas pela oportunidade da prática esportiva e o aprendizado do alunado de outros conceitos, que o próprio esporte ensina.

“Os jogos são o ápice dos professores de educação física no trabalho pedagógico com os alunos. Os educadores trazem para o ambiente de competição o desenvolvimento das atividades. Poucas escolas têm a natação, mas os pais procuram parcerias com outras entidades para levarem seus filhos para a prática do esporte. Isso é importante, porque desenvolve o próprio esporte”, comentou.

Tricampeã no infantil feminino, Alessandra Matos, 11, aluna do projeto Itinerante da Escola Municipal Manoel da Silva Bahia, localizada no Rio Negro, comunidade do Pagodão, zona Ribeirinha, conquistou o título na prova dos 50 m livre. A aluna ficou feliz por mais uma medalha e diz que treina as margens do Rio Negro.

“Estou muito feliz, porque por três vezes não é pra qualquer um. Pra chegar aqui, eu treino com meu irmão no rio e até com meus tios, pela manhã e a tarde. Acho que isso ajudou pra ganhar a medalha. Isso é maravilhoso”, disse a campeã, que ficou na primeira colocação na temporada de 2012 e 2013 da Municipíadas, nos 25 m livre e 25 m costa.

Tênis de mesa

A modalidade de tênis de mesa, foi disputada na quadra 4 da Vila Olímpica de Manaus. Os jogos envolveram 40 alunos, no infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.

A Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz, bairro Tancredo Neves, zona Leste, participou da modalidade com seis alunos, nas duas categorias e no masculino e feminino. De acordo com a professora de educação física, Elizabete Lacerda, os alunos que moram na periferia tem a chance de participar dos jogos, mas também de interagir com outras pessoas.

“É uma participação muito boa na competição, porque os alunos aprendem a convivência com outros colegas, aprendem as regras do jogo, além disso, tem crianças em condições de ir muito mais além daqui. Teve um aluno da escola, por exemplo, que foi convidado para jogar no La Salle. Isso é bom, porque eles têm a chance de conhecer outro mundo, além do Tancredo Neves”, salientou.

Campeão ano passado no infantil, o aluno do 9º ano, David Dreick, 14, da Escola Municipal Eliana Lucia Monteiro da Silva, no Santo Agostinho, zona Oeste é um dos destaques de sua escola e da própria modalidade da Municipíadas.

“O tênis de mesa tem que ter um pouco de atenção, mas é bom jogar. A gente treina nossa coordenação motora, além disso, tenho feito muitos amigos. Nesse esporte é tudo de bom pra mim. Aprendi a ter mais atenção e ter mais respeito pelos meus pais em casa.”, contou o jovem atleta, que desde fevereiro treina no La Salle e joga algumas vezes na própria Vila Olímpica.

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054