03/12/10 | 16:57
Viajando na Leitura – Premiação do Concurso de Desenho e Redação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), realizou nesta sexta-feira (3) a Premiação do 1º Concurso de Desenho e Redação, de 20 alunos do 2º ao 9º ano da rede municipal de ensino, no Auditório da Secretaria, localizada na Av. Mário Ipiranga, zona Centro-Sul da cidade.

O Concurso é uma ação do Programa Viajando na Leitura, que visa desenvolver atividades de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do concurso é laurear os alunos destaques de cada Divisão Regional Educacional (DRE) de todas as zonas geográficas em produções textuais envolvendo as categorias: Frase ilustrada, Textos Narrativos e Crônicas.

De acordo com o cronograma, o Concurso foi realizado em três etapas. A primeira foi desenvolvida em cada unidade educacional (somente as escolas que aderiram) na seleção e produção de textos dos alunos. Em seguida cada escola enviou o material escolhido para as DREs, que posteriormente selecionou três trabalhos por categoria. A última etapa foi a seleção dos vinte textos finalistas por uma comissão formada por técnicos da DEF, tendo um total de 63 produções enviadas pelas divisões.

“O resultado está ligado na produção e redação de texto de forma a trazer os alunos pra que eles escrevam e com isso possam aprendem ainda mais sobre a escrita e leitura nesse processo de ensino aprendizagem”, explicou a Responsável do Programa Viajando na Leitura na Semed, Jolene da Silva Paula Cunha.

O aluno do 3º ano, Mateus Marques da Silva Magalhães, 8, da Escola Municipal Thales Silvestre, bairro Lagoa Verde, zona Sul, foi o vencedor da categoria Frase Ilustrada, com o trabalho “Quando eu levo um livro, eu viajo na leitura. Quando você tiver alguma dúvida, a sua resposta pode ser encontrada no livro”. Segundo o estudante a idéia surgiu devido à sua leitura diária. “Primeiro eu escrevi no computador e depois passei pro papel. Eu gosto de ler “Histórias de bichos da Amazônia’, ‘Bichodário’, ‘As aventuras de Zezé’. Isso ajuda muito uma pessoa”, contou.

Com o texto “Cachorro que chora”, o aluno do 9º ano, Jardel Bezerra de Melo, 14, da Escola Municipal Rosa Sverner, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, ficou na primeira colocação da categoria Crônicas. De acordo com o estudante, sua história teve como exemplo um cachorro que fica a noite uivando em uma casa de frente com a sua. “Eu coloquei um vizinho que não agüentava o barulho e ia bater no cão, sem saber o motivo do cachorro ficar toda noite chorando. Quis citar com isso que as pessoas não podem maltratar os animais em geral e precisam sim cuidar”, comentou.

A premiação da categoria Frase Ilustrada foi de 1 (um) jogo educativo. Os alunos na categoria Texto Narrativo receberam 1 (um) MP4 e na categoria Crônicas 1 (um) Netbook, além de livros paradidáticos em todas as categorias.

Reportagem: Paulo Rogério