17/10/13 | 17:55
VI jogos escolares e culturais da escola municipal Vicente de Paula

 

A cerimônia de abertura dos VI JOEC “Conhecendo o Amazonas”, da escola municipal Vicente de Paula, foi realizada no ginásio da escola. Com desfile das delegações compostas pelas turmas de alunos que representam 15 municípios do estado do Amazonas. As modalidades que compõem os jogos são xadrez, futsal, atletismo,  tênis de mesa, handebol e outras.

Para o professor Kid Ribeiro, coordenador dos jogos, as modalidades culturais aliadas às esportivas, são um resgate das brincadeiras que já não se praticam mais e os municípios escolhidos são os com maior destaque em manifestações folclóricas e populares.

“Os alunos realizaram uma pesquisa sobre a história dos municípios que estão representando” o professor disse, também, que durante as inscrições para os jogos os alunos doaram 1k de alimento por inscrição e que estes serão doados em cestas básicas para as famílias carentes da comunidade no entorno da escola, como uma contrapartida social.

As partidas dos jogos serão disputadas entre as séries em pares, pois os jogos são de inclusão e cada turma de sala de aula tem capacidade para formar até 3 times, por séries, que vão do 6º ao 9º ano.

Todos os 1º e 2º lugares de cada modalidade esportiva ou cultural serão premiados com medalhas e com a nota bimestral da disciplina de educação física e, ainda, 3 pontos na média das outras disciplinas.  As disputas acontecerão em ambos os turnos, manhã e tarde.

Durante a cerimônia a dupla de cantores, Mateus e Daniel, animou a torcida ao som de música sertaneja. A banda marcial Vicente de Paula executou o hino nacional e os alunos do grupo de dança da escola apresentaram uma coreografia de ginástica olímpica.

O atleta e aluno Fábio Alexandre, 14 anos, campeão de futsal infantil é a grande aposta da turma do 8º ano C que representa o município de Presidente Figueiredo “Representar minha turma é uma grande honra, estou em busca de uma oportunidade de ser visto, pois sonho um dia poder jogar em time de futebol amazonense”.  Fábio é goleiro e joga futebol desde os seis anos de idade, para ele  o esporte é um trabalho que está aliado a educação.

Os jogos são uma atividade que acontecem desde 2008 e vem sendo realizados sempre no 4º bimestre, como uma atividade interdisciplinar. As competições terão inicio dia 16 de outubro, e cada equipe disputará no seu horário de aula e de acordo com a tabela dos jogos.