07/12/11 | 17:07
V Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (Jeima) da DRE VI

Esporte, lazer e preservação ambiental. Esse foi o foco do V Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (Jeima) da Divisão Regional de Educação (DRE) VI, que teve sua abertura na manhã desta terça-feira (06). As atividades irão ser realizadas até amanhã, no Clube da Petrobras, e vai contar com a participação de 12 escolas da Zona Leste de Manaus.

O evento tem como objetivo desenvolver nas crianças aspectos psicomotores e sensibilizá-los para questões ambientais através da abordagem de diferentes jogos e recreações.

“Essas atividades são usadas para socializar e favorecer a convivência em grupo desses alunos e também sensibilizar toda a comunidade escolar, alunos, pais e professores sobre as questões ambientais”, disse a Gerente da DRE VI, Professora Clélia Maia.

A abertura dos jogos foi digna de grandes eventos esportivos. Bandeiras das escolas hasteadas, equipes enfileiradas, jogadores com as mãos no peito e o hino do Brasil tocando. Em seguida os jogos tiveram início.

A aluna Ana Maria Sampaio, 6, do 2º período, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Emília Mestrinho, estava bastante entusiasmada com a competição. Em poucos palavras ela definiu seu sentimento.

“Estou gostando muito. Eu gosto de brincar”, disse envergonhada.

Já o aluno Elias Miranda, 5, estava mais desinibido e contou o que aprendeu durantes as aulas de educação ambiental que durante todo o ano foram ministradas em sua escola.

“Aprendi que não posso jogar lixo na rua. Aprendi também que tenho que mandar o lixo para ser reciclado”, falou.

Desenvolvimento do aluno

Muitos gritos. Com esse som comum em uma reunião com muitas crianças as atividades eram, realizadas. O sorriso no rosto de cada pequeno mostrou que a diversão estava ‘rolando solta’.

Para a Pedagoga do CMEI Renata Holanda, Greice Santos, o Jeima é uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos.

“É importante tratar de um assunto em voga que é a preservação ambiental. Neste evento os alunos trabalham questões cognitivas, motoras e ambientais, e o melhor, eles aprendem, se desenvolvem e brincam”, afirmou.

Aprendendo a preservar o meio ambiente

Durante a competição, todos os alunos receberam de presente um copo plástico produzido de tampas de garrafas pet. A fabricação Foi feita pela empresa HVS que é parceira da Semed neste evento, e tem como foco incentivar as crianças a não utilizar copos descartáveis, que são muitas vezes objetos poluentes.

“Este copo foi feito com tampinhas de garrafas pet. Adote um copo. Imagine a quantidade de plástico consumido por uma pessoa que toma dois copos de café e dois copos de água por dia em copos descartáveis. Em um ano são 1.460 copos”, indagava a frase contida dentro do copo presenteado.