19/09/17 | 12:08
Universitários da Ufam participam de palestra para conhecer estrutura educacional da Semed

Como parte do estágio supervisionado em Gestão Educacional, finalistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) participaram, na manhã desta terça-feira, 19/9, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de uma palestra em que puderam conhecer a organização estrutural e os trabalhos desenvolvidos pela secretaria nas 492 unidades escolares de Manaus.

A palestra, ministrada pela diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, e pela assessora pedagógica da Semed, Soraya Monteiro, apresentou aos estudantes a quantidade de unidades de ensino que existem na rede entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), a quantidade de alunos e os programas desenvolvidos pela rede.

Foram apresentadas também as metodologias pedagógicas da secretaria, que tem como missão garantir uma educação básica de qualidade, assegurando o acesso, a inclusão, a permanência e a formação dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades adequadas às transformações sociais, como a valorização dos profissionais de educação, além dos setores coordenados pela Dege e a competência de cada um.

Para Marcionília, essa é uma oportunidade de mostrar às universitárias como funciona a organização do trabalho da secretaria, que vai além da sala de aula. “É muito louvável a iniciativa da Universidade Federal do Amazonas em procurar conhecer o sistema de funcionamento da Semed, os nossos desafios e os nossos avanços na educação de Manaus. É uma oportunidade para que os formandos entendam que para a escola estar de portas abertas existe uma organização mantendo o bom funcionamento da unidade”.

Segundo Marinês Souza, vice-coordenadora do curso de Pedagogia, mostrar a estrutura da Semed às formandas é uma maneira de mostrar o funcionamento do sistema macro da educação de Manaus, já que muitos estudantes já fazem estágios em escolas da rede. “Muitas alunas estão estagiando nas escolas da Semed, então é muito importante que todas conheçam a organização estrutural do sistema e entendam que a escola não funciona sozinha”, mencionou Marinês.

Para Rhana Assunção, o estágio supervisionado é uma forma de conhecer de forma concreta como funciona a educação e que a escola necessita do apoio de um sistema maior. “Para nós, que estamos terminando a faculdade, é essencial conhecer como realmente funciona a parte administrativa da educação, a interação entre os setores e os projetos desenvolvidos nas escolas”, comentou.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos

 

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