23/08/14 | 22:27
Unidades escolares municipais promovem festivais

Comidas típicas, danças e brincadeiras marcaram os arraiais do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto de Alencar Castelo Branco, localizado no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10,  na zona Centro-Sul, e da Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus, zona Leste. As duas festas foram realizadas na última sexta-feira, 22, e reuniu alunos, familiares e comunidade.

Cerca de 200 alunos do Cmei Humberto Castelo Branco apresentaram quadrilhas, danças countries, dança de xote, carimbó, dança do cangaço, entre outros. A pedagoga da escola, Alfa Tavares, contou que os alunos ensaiaram bastante para as apresentações. “Eles passaram dois meses ensaiando sete danças para apresentarem hoje. A interação foi muito boa e contamos com a ajuda de todos os servidores da escola”.

Mãe de dois alunos do Cmei, a dona de casa Janaína Lima Graça, 34, ficou feliz com a primeira participação dos filhos em uma festinha da escola. “Os ensaios da festa junina estavam sendo feitos diariamente. A escola está sendo maravilhosa para eles que estão se desenvolvendo cada vez mais. A festa está muito organizada e estou adorando tudo”, comentou a mãe.

A aluna Heloisa Balieiro, de 4 anos, estava concorrendo no concurso de rainha caipira da escola. “Achei muito legal e estou gostando muito porque estou encontrando meus amigos para brincar”, disse.

Já o administrador Lúcio Santos, 34, tio de um aluno da escola, aproveitou a festa para experimentar as comidas típicas do arraial. “Vim para assistir meu sobrinho dançando e, é claro, me deliciar com as comidas. Estou achando tudo muito organizando e bonito”, comentou.

 

Adolpho Ducke

Na Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, a festa reuniu cerca de 300 pessoas. Alunos e  comunidade participaram do evento, que teve apresentação de danças, escolha das rainhas caipiras e comida típica.

A gestora da escola, Izilene Gomes, contou como os alunos se prepararam para as apresentações. “Foram 15 dias de ensaio, a cada dia foram 30 minutos. A integração foi muito boa e eles apresentaram danças lindas. Tivemos danças hebraicas, quadrilhas, country, dança da mandioca, boi-bumbá, entre outras apresentações”, comentou.

Aluna do 6° ano C e candidata a rainha caipira, Caroline Souza, 14, participou de um concurso pela primeira vez. “É a primeira vez que participo e estou gostado muito. Hoje, eu vou representar minha turma no concurso de rainha caipira”.

Morador do bairro, o eletricista Manoel Carneiro Silva, 25, aproveitou a noite para se divertir na festa da escola. “Não temos muita opção de diversão então aproveitei a festinha para trazer meus filhos para ver as danças e brincar um pouco. A festa está muito legal e organizada”, comentou.

 

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação 

(92) 3632-2054