21/12/12 | 15:18
Unidade Informatizada chega à Escola Mul. Carmem Guimarães Hagge

Mais de quinhentos alunos da Escola Municipal Carmem Guimarães Hagge, localizada no Bairro Terra Nova II, zona norte da cidade foram contemplados com a entrega nesta quarta-feira, (19), do 137 º Telecentro . Participaram da inauguração discentes, comunidade escolar, assessores da Divisão Regional de Educação – DRE III e o Chefe do Departamento Geral dos Distritos – DGD, Luiz Carlos.

O Telecentro é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI que ao longo do ano de 2012 firmaram o compromisso de entregar 219 salas com  aparatos de multimídia e, também, o acesso à internet tanto aos alunos quanto aos  comunitários de forma gratuita.

Antes da solenidade de entrega, 8 alunos do 4 º e 5 º ano fizeram uma bela apresentação musical com flautas doces. 

O chefe da DGD, Luiz Carlos, enfatizou que este Telecentro assim como os outros funcionará como mais um instrumento pedagógico. Luiz Carlos também lembrou que a Secretaria já entregou mais da metade do que foi acordado com o MCTI.

“É uma satisfação entregar esta nova unidade.  Ela será um espaço destinado à obtenção de conhecimento e aos momentos de entretenimento. Vale ressaltar que a Secretaria por ser comprometida com uma educação de boa qualidade já entregou 62% dos Telecentros . Isso demostra que a Semed está aliada com a tecnologia e com a necessidade não somente dos alunos mas, sim, de toda a comunidade”, disse.

Segundo a gestora, Maria Dulcineia Gomes, o Telecentro já estava sendo esperado há algum tempo. Para ela esse novo recurso tecnológico vem ao encontro às necessidades dos alunos e comunitários.

“Nos dias atuais é essencial que todas as pessoas tenham acesso à internet e aos computadores. Isso se dá ao fato dessas ferramentas fazerem parte do nosso cotidiano. Fico feliz por saber que a partir desta data a Escola vai oportunizar este tipo de aparato tecnológico para alunos, professores e, também para a comunidade. Isso é maravilhoso. A Secretaria está fazendo um ótimo trabalho”, comentou.

Para a aluna do 5 º ano, Laís de Sales, 10, o Telecentro vai servir como instrumento de conhecimento na sua vida acadêmica.

“Este novo espaço tecnológico vai me motivar a aprender mais e despertar um interesse maior em meus estudos. Acho também que com os novos equipamentos e, principalmente com o acesso à internet tanto eu quanto  os outros alunos terão mas facilidade em aprender e fazer seus trabalhos. Isso é legal”, salientou.

Para mãe e comunitária, Raimunda Gomes, esta nova unidade será um espaço onde a mesma terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre informática.

“Eu não sei lidar muito bem com essas novas tecnologias. Visando isso acredito que este Telecentro veio no momento certo. Espero que eu possa aprender mais sobre computadores”, explicou.