23/05/19 | 18:13
Unidade de ensino recém-integrada à DDZ Sul promove ‘Grid de Largada’ com participação de pais de alunos

Os pais de alunos da Escola Municipal Nilton Lins, localizada no Bairro Mundo Novo, zona Norte da cidade, participaram do Grid de Largada dos Programas de Correção de Fluxo realizado, na tarde desta quinta-feira, 23/5,  na unidade de ensino.

O ‘Grid’ acontece em todas as escolas da Divisão Distrital Zonal  Sul (DDZ Sul),  que trabalham com os Programas de Correção de Fluxo (Se liga e Acelera).

A ação se trata de um momento de diálogo com familiares do estudantes participantes, em que são feitas dinâmicas, apresentações de vídeos sobre os programas, palestras, além de depoimentos de professores e pais de alunos da Correção de Fluxo.

Na Nilton Lins, a ação também marcou as boas-vindas à unidade de ensino, que em maio passou a integrar o grupo de escolas da DDZ Sul, como explicou a assessora pedagógica do Instituto Airton Senna (IAS) da DDZ Sul, Maria José Lopes.

“O Grid de largada se trata de reunião em que orientamos os pais  sobre o Programa de Correção de Fluxo.  Nesse momento, falamos sobre o objetivo e importância dos programas, o processo de ensino, além do sucesso que os projetos podem trazer aos filhos deles. E, aqui, aproveitamos o momento para  uma  acolhida  com professores, com gestor e alunos, porque essa unidade foi  integrada à DDZ Sul. Viemos para dizer também  que a unidade  pode contar conosco e  que é muita bem-vinda à Divisão Sul”, salientou.

A mãe do estudante, Kauã Gomes Lima, 12, a dona de casa Joelma Gomes destacou que já tem notado a diferença de comportamento e comprometimento com os estudos, após o filho entrar no programa.

“O Acelera Brasil  é maravilhoso. Com ele, meu filho se desenvolveu. Está aprendo a ler, melhorou a caligrafia, até o comportamento na escola e em casa melhorou”, disse.

 

Os programas

Os Programas de Correção de Fluxo integram dois projetos: O Se liga e Acelera Brasil. O Se Liga  é o programa de alfabetização para alunos com distorção idade-ano do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estão alfabetizados. O Acelera Brasil é o programa de correção de fluxo para alunos com distorção idade-ano do 3º ao 5º ano, a fim de regularizar a vida escolar do aluno.

Na DDZ Sul, mais de 200 alunos serão beneficiados com os programas, em 2019. Na Escola Nilton Lins, só programa  Acelera é executado há mais de seis anos. Neste ano, aproximadamente 20 alunos participam. Segundo o gestor da unidade, José Augusto Freitas, os programas de Correção Fluxo vão além do desenvolvimento acadêmico.

“Esses Programas   resgatam  não só o ensino-aprendizagem, como a autoestima do aluno,  porque o estudante que faz parte sabe que para ter  êxito  precisa estudar e se dedicar mais nos estudos e, com isso,  passar a entender que não tem tempo mais a perder”, destacou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054