31/05/17 | 14:18
Unidade de ensino promove eleição para escolha de cargos no Conselho Escolar

Um dia de exercer a cidadania. Foi assim para os alunos, professores, pais e responsáveis da Escola Municipal Leonor Uchôa de Amorim, no bairro São José, zona Leste, que participaram da eleição de escolha do Conselho Escolar da unidade, nesta quarta-feira, 31/5.

A escola pretende receber aproximadamente 300 pessoas para a votação, que encerra às 15h desta quarta-feira e elegerá os cargos de vice-presidente, visto que o cargo de presidente é ocupado pela gestora da escola, tesoureiro, secretários e suplentes do Conselho Escolar da unidade de ensino. Os 24 candidatos aos cargos são comunitários e servidores da escola.

O resultado da eleição sai no dia seguinte após o término do pleito e a posse deverá acontecer até o fim de junho. As competências de cada membro serão definidas de acordo com a quantidade de votos e em função das condições reais da escola.

Uma das finalidades do Conselho Escolar é fortalecer a prática na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica em função da melhoria da qualidade do ensino e do desempenho escolar.

A escolha dos membros do Conselho democratizará a relação entre escola e comunidade, garantindo que decisões sejam tomadas no coletivo, e todos possam expressar suas ideias.

Para a gestora da escola, Ilenilda Felipe, o Conselho Escolar é uma forma de aproximar ainda mais a escola da comunidade. “As decisões da escola não podem ficar centradas somente no gestor, mas também na diretoria do Conselho, que possui um poder deliberativo. É o que nós queremos, de fato e de direito, que essa parceria aconteça e que faça parte das decisões tomadas pela escola”, disse.

Uma das candidatas, Andreza Souza, que também é mãe de aluna, disse que caso ganhe a eleição pretende estar presente para ajudar e contribuir nas atividades da escola. “O Conselho Escolar tem o poder de tomar decisões no interior da escola. Eu pretendo participar de todas as ações e contribuir para a melhoria da escola e da aprendizagem das crianças”, afirmou ela.

A responsável pela aluna Anne Nicolly de 6 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental, Rosinete Souza, chegou cedo para a votação e falou da importância de estar presente nas decisões da escola. “É necessário que haja essa ligação entre comunidade e escola, porque os nossos filhos fazem parte da escola e nós precisamos estar participando da vida deles e ajudando nas decisões”, comentou.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054