05/05/16 | 17:06
Unicef acompanha programa de desenvolvimento social realizado em parceria com a prefeitura

05-05-16-Plataforma centros urbanos UNICEF.Foto-Alex Pazuello (3) (1)Nesta quinta-feira, 5, o representante nacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Gary Stahl, esteve em Manaus para acompanhar o desenvolvimento do Plataforma dos Centros Urbanos (PCU). Ele foi recebido pelo o prefeito Arthur Virgílio Neto, na Escola Municipal Maria do Socorro Azevedo de Oliveira, que fica no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. A unidade desenvolve uma série de atividades complementares, sempre direcionadas aos valores de cidadania.

Realizado há pouco mais de três anos na capital, o PCU é voltado para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes e, atualmente, atende a 200 jovens da zona Leste.

“Vi aqui um material humano fantástico para ser trabalhado por nós e pelo Unicef. Esses jovens se mostram preocupados com a realidade de sua comunidade e com o futura da nossa cidade. Esse é o cidadão que queremos para a Manaus que sonhamos”, disse o prefeito, que também, agradeceu o empenho do Unicef com os jovens das áreas mais carentes da cidade.

05-05-16-Plataforma centros urbanos UNICEF.Foto-Alex Pazuello (5)Além da Secretaria Municipal de Educação (Semed), também participam do projeto as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Ao final deste ano, o Unicef irá avaliar o desempenho de Manaus e de outras sete capitais brasileiras onde o PCU está sendo realizado.

“Vamos avaliar dez indicadores sociais, como o número de homicídio entre jovens, gravidez na adolescência e outros dados que possam nos mostrar se a distância social entre jovens de diferentes classes reduziu ou aumentou. A ideia é criar parâmetros e políticas públicas que possibilitem uma cidade melhor para o amanhã, com mudanças sociais concretas para o público infanto-juvenil”, explicou Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil. 

Ganho educacional 

05-05-16-Plataforma centros urbanos UNICEF.Foto-Alex Pazuello (1)Para a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Fernanda Cristina Santos dos Anjos, de 12 anos, o programa possibilitou que ela se sentisse mais incluída na sociedade, reconhecendo seus direitos e exercendo um papel mais participativo nos problemas de sua comunidade.

“Hoje estamos ganhando voz e assumindo nosso papel de transformadores. É a partir do nosso cotidiano que nos tornamos capazes de entender mais a sociedade e de mudar para melhor a vida de todos”, disse a aluna da Escola Municipal Maria do Socorro A. de Oliveira.

Ao todo, 100 adolescentes do Jorge Teixeira e mais 100 do Santa Etelvina, na zona Norte da capital, participam do programa Plataforma dos Centros Urbanos. Após o fechamento desse primeiro ciclo, a proposta é ampliar a capacidade de atendimento para outros bairros de Manaus.

 

TEXTO: Alita Falcão

FOTOS: Alex Pazuello/Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054