02/10/13 | 12:49
Tudo pronto para XVI Municipíada

Os últimos detalhes para cerimônia de abertura da XVI Municipíada de 2013, com tema “A educação integral promovendo a paz e a solidariedade”, foram realizados na manhã desta quarta-feira, 02, no Ginásio Ninimbergue Guerra,  São Jorge, zona Oeste da cidade, quando 387 alunos de 129 escolas municipais disputantes da fase final dos jogos participaram do ensaio das coreografias de concentração das delegações, das bandeiras, entrada das delegações, entrada do fogo simbólico, entre outros detalhes que fazem parte da solenidade de abertura.

Há 13 anos trabalhando na organização da Municipíada, a professora de educação física Eneida Afonso diz que todo ano tem uma novidade e que a abertura é a vitrine de como será desenvolvido os jogos em várias modalidades.

“A abertura é uma das partes principais da competição. É quando você inicia tudo, apresenta as escolas que vão participar, recebe as autoridades, por isso que é algo muito importante. Este ano nosso tema é ‘A educação integral promovendo a paz e a solidariedade’, onde toda secretaria está trabalhando o tema deste ano, além de ser o tema da Municipíada ao longo dos jogos”, contou.

Campeã da modalidade de Luta Olímpica (70kg) dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) e dos Jogos Escolares da Juventude de Natal de 2013, Tacila Lopes da Silva, 12, aluna do 5º ano da Escola Municipal Firme na Fé, bairro Alvorada III, zona Oeste da capital, será a responsável pela condução e acendimento da pira olímpica.

“É bom representar minha escola e meus colegas nessa abertura. Espero que todos possam competir com muita vontade e alegria durante os jogos”, disse. A abertura da XVI Municipíadas acontecerá no dia 3 de outubro, às 9h, no Ginásio Ninimbergue Guerra, bairro São Jorge, zona Oeste da capital. As disputas das modalidades ocorrerão na Escola Municipal Carlos Gomes (Compensa), Ginásio Ninimbergue Guerra, Centro Social Urbano do Parque 10, Colégio Militar e Vila Olímpica.

Os jogos serão nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. Cerca de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão da fase final da Municipíadas.