21/07/17 | 18:06
Troca telhado traz melhorias na aprendizagem e na participação dos alunos de escola municipal

A troca do telhado da Escola Municipal Profª. Ruth Costa, localizada no Bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade, foi concluída. A unidade, que possui nove salas de aulas, além de Telecentro, biblioteca e pátio de recreação, atende 466 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Por conta de problemas no telhado antigo em períodos chuvosos, as atividades pedagógicas eram prejudicadas, segundo a gestora da unidade, Rosana Cordeiro. De acordo com Rosana, o novo telhado está ajudando também em outros aspectos.

“O telhado antigo atrapalhava muito o andamento dos nossos trabalhos. Quando chovia, os pais não traziam as crianças, com medo de ficarem molhados e alagar a escola. Por conta dos alagamentos perdemos materiais como computador, didáticos, mobílias e, ainda os trabalhos de serviços gerais eram prejudicados, ou seja, o telhado antigo trazia uma série de problemas à escola”, explicou.

A obra realizada durou, aproximadamente, duas semanas e consistiu na troca de 51 mil de telhas de barro por galvanizadas. A gestora disse também que a última troca foi realizada em 2013. Após a  reparação do telhado atual, que foi concluída em julho deste ano, a unidade conseguiu recuperar quase 100% dos alunos,  que por  pouco, não entraram na estatística de abandono da escola, o que refletiu diretamente na melhoria  da participação e aprendizagem das crianças.

“Com a troca telhado podemos dizer ainda que houve uma melhora no padrão mínimo, na diminuição de infrequência, porque hoje 90% dos alunos que faltavam por conta desta situação retornaram para escola e conseguimos resgatar 81 dos potenciais abandonos”, disse, acrescentando, que pais ficaram satisfeitos com a troca.

Prova disso é a dona de casa Ana Maria Silva, mãe da aluna Ana Beatriz  Lima, do 2º ano,  que comentou que por conta do telhado velho ficava preocupada quando deixava a filha  na escola.

“Sem sombra de dúvida agora melhorou bastante com o telhado novo.  Agora me sinto segura de deixar minha na escola e voltar para casa. Outra coisa interessante que a partir de agora não preciso mais saí correndo para pegar minha filha no meio da chuva com antes”, destacou.

Outros serviços

Além do serviço do telhado, está programado para os dias seguintes trabalhos na parte da pintura, elétrica, hidráulica e outras partes específicas, seguindo um cronograma estipulado pela setor de Engenharia da Semed.

Texto: Emerson Felipe

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054