10/10/14 | 15:13
Trezentos alunos participam do encerramento da Semana do Livro Infantil

Trezentos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmã Serafina Cinque, Comunidade São Francisco – Tarumã, zona Oeste da cidade, participaram nesta sexta-feira, 10, do encerramento da Semana do Livro Infantil e das comemorações ao Dia da Criança (12 de outubro).

A programação contou com a participação de professores, responsáveis e pais dos alunos. Como parte das atividades da semana, foi apresentada a peça “O príncipe desencantado”, uma das ações do projeto Mais Cultura, do Governo Federal, desenvolvido  com a comunidade escolar.

Para um melhor entendimento dos alunos sobre a importância da semana literária, os professores fizeram um trabalho com alguns escritores, tais como Cecília Meireles, Tiago de Melo, Ana Peixoto, além das obras de Monteiro Lobato, entre outros autores.

Segundo o diretor da escola, José Francisco, as crianças fizeram pequenas apresentações teatrais para outros colegas, com duração de 30 minutos. Houve também o trabalho pedagógico dos professores de explicar sobre as especificidades de cada autor.

“Nós tivemos todo um trabalho e planejamento durante o mês de setembro, sempre de maneira antecipada, com a presença da comunidade. Estamos saindo um pouco dos livros e vestindo as crianças com indumentária, roupas, figurino e levando tudo isso para comunidade conhecer o nosso trabalho. Essas atividades acontecem dentro e fora da escola”, explicou.

O professor responsável pelo projeto Mais Cultura, Ivan Basten, teve a oportunidade de trabalhar com os alunos a peça teatral “O príncipe desencantado”, fazendo uma ligação entre o teatro e o aprendizado da literatura infantil.

“Nós trabalhamos a parte dos autores, para que os alunos conhecessem suas poesias e fizessem a encenação para outros estudantes. Procuramos falar dos autores de uma forma teatral e dinâmica. Os alunos também tiveram a chance de ensaiar espetáculos de curta para que todos consigam entender a literatura, sem ficar apenas no livro. A ideia é que expandam o horizonte e a imaginação”, salientou.

Avó de quatro alunos, sendo duas meninas e dois meninos, Neuza dos Santos, 64, moradora da comunidade São Francisco, disse que a escola presta um serviço muito grande com o evento, repassando conhecimento sobre os autores da literatura infantil. “É ótimo esse momento aqui, porque as crianças vão se desenvolver ainda mais com esse assunto”.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054