20/09/12 | 16:36
Treinamento da Barsa Planeta

Auxiliares, bibliotecários, professores adaptados e assessores do eixo de linguagem e comunicação das Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta quinta-feira, 20, de um treinamento sobre a Enciclopédia Barsa Planeta, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da Secretaria.

A ação faz parte da Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar, com o tema “Utilize a biblioteca de sua escola!”. A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já desenvolve uma parceria, há três anos, com a Barsa Enciclopédia Planeta que disponibiliza coletâneas às escolas municipais que possuem bibliotecas. Este ano, já foram entregues 30 coleções em uma primeira etapa. Atualmente, a Secretaria realiza a entrega de 180 coletâneas às unidades educacionais.

O treinamento visa orientar os profissionais em educação em como utilizar, da melhor maneira possível, com os alunos a enciclopédia Barsa em suas unidades educacionais. O encontro é destinado a toda rede municipal, mas principalmente as escolas municipais que possuem bibliotecas escolares.

“Essa nova remessa dos livros vai dar uma conotação muito grande na educação. Será um avanço muito grande na área de pesquisa por meio de livros e informatizada, enfim hoje nosso conteúdo além ser na parte impressa, vem também em multimídia. Esse material será distribuído em sala de aula, em que os professores e alunos terão um ensinamento dinâmico em que há de melhor no conceito de aprendizagem”, afirmou o representante comercial da Barsa, Marcos Messias de Souza.

A bibliotecária da Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho (bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade), Jovana Karla Gomes, acredita que o os alunos tem aprendido muito com o uso do material devido à qualidade das informações inseridas.

“Toda vez que uma professora passa uma pesquisa de assuntos variados, os estudantes procuram a biblioteca no qual a Barsa proporciona uma boa pesquisa em ordem alfabética e a enciclopédia aborda várias temáticas que deixam os alunos com opções de pesquisas”, concluiu.

A Escola Municipal Isabel Angarita, bairro Japiim, Zona Sul da capital, possui uma biblioteca polo e já possuía a enciclopédia Barsa, mas recentemente recebeu o material atualizado para atender a comunidade escolar. Segundo o bibliotecário da escola, Moisés da Silva Cabete, desde cedo os alunos são incentivados a usar os livros para um melhor aprendizado.

“A Barsa é a nossa principal obra de referência hoje. Nós temos vários momentos em que os jovens usam, tanto para pesquisa quanto para leitura. Adotamos um momento específico para o uso da enciclopédia em que o professor terá um dia e horário para dinamizar com seus alunos”, explicou o bibliotecário.