20/10/16 | 16:29
Trabalhos de tecnologia desenvolvidos na rede municipal serão selecionados para mostra

20-10-16-Socialização de práticas formativas. DDZ SUL. Fotos Cleomir (4)Com o intuito de apresentar os melhores projetos na área tecnológica, desenvolvidos durante o ano letivo de 2016, a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, de 7 a 11 de novembro, uma mostra de práticas formativas. Cada uma das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) vão selecionar os melhores trabalhos para representá-las no evento.

Na manhã desta quinta-feira, 20, os 24 Coordenadores de Telecentros das unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, expuseram seus trabalhos para uma banca julgadora, que escolherá os seis melhores.

De acordo com a Assessora de Tecnologia Aplicada a Educação da DDZ Sul, Elzinai Rocha, o momento, além de propiciar o reconhecimento das ações desenvolvidas nas escolas, é uma oportunidade para que os coordenadores de telecentro troquem experiências e conheçam o que os colegas estão desenvolvendo.

“Esse evento traz a valorização do coordenador de telecentro. Eles estão mostrando que a tecnologia melhora e ajuda no aprendizado do aluno na escola. Esse é o momento de mostrar o que foi feito em 2016 e trocar experiências. A competição é apenas uma consequência”, explicou.

Apresentações

20-10-16-Socialização de práticas formativas. DDZ SUL. Fotos Cleomir (5)Os projetos foram apresentados em slides, vídeos e folders. Um dos destaques, que arrancou aplausos dos presentes, foi o da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal Araújo. Lá, a coordenadora de telecentro Lidiane Lins, decidiu aliar o game Just Dance, do X-Box, ao trabalho de coordenação motora com seus alunos deficientes.

“Todos os alunos são deficientes e depois que começamos trabalhar com a dança nos jogos virtuais do X-Box, eles se sentiram mais soltos, mais descontraídos, promoveu interação social. Nossos alunos autistas não são sociáveis, mas após as atividades, eles ficaram mais participativos. Além disso, trabalha todo o esquema corporal, a lateralidade, desenvolve a coordenação motora. São inúmeros ganhos”, explicou.

A Escola Municipal Professora Maria Lira também foi outra que participou do evento e apresentou o projeto Pró-Curumim, que utiliza a robótica no auxilio pedagógico dos professores.

20-10-16-Socialização de práticas formativas. DDZ SUL. Fotos Cleomir (6)Fomentar a tecnologia educacional

A representante da GTE, Suziane Lopes, explicou que tanto o evento que acontece em novembro, como as atividades nas DDZ’s, são ações para incentivar ainda mais o uso das tecnologias na educação, uma vez as escolas municipais de Manaus dispõe de algum tipo de recurso tecnológico.

“A ação dos coordenadores faz com que os recursos sejam de fato utilizados e promovam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. É claro que ele não é o fim, mas o meio que promove o processo de ensino e aprendizagem”, disse.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054