23/11/15 | 15:18
Trabalhos de professores são expostos em Semana de Socialização das Práticas Formativas

CS - 23-11-15 - Socialização das Práticas formativas. DDPM. Fotos Cleomir (11)Quase sete mil docentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passaram por cursos de extensão promovidos neste ano pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Essas oficinas serviram para aprimorar as atividades pedagógicas em sala de aula.

As principais práticas desenvolvidas neste ano começaram a ser apresentadas, na manhã desta segunda-feira, 23, quando foi dado início à Semana de Socialização das Práticas Formativas da Semed. O evento será realizado até a próxima sexta-feira, 27, e a expectativa é a de que mais de 100 trabalhos sejam apresentados.

Durante o ano, a DDPM atuou na capacitação de diversas áreas do conhecimento do professor, com cursos voltados para o bloco pedagógico, educação infantil, diversidade, língua inglesa, além de formação em tecnologia educacional.

De acordo com a chefe da DDPM, Rita Esther Luna, o seminário é uma espécie de prestação de contas das atividades realizadas pelo setor durante 2015 e servirá, também, para que os professores compartilhem ações pedagógicas exitosas com os colegas.

CS - 23-11-15 - Socialização das Práticas formativas. DDPM. Fotos Cleomir (10)“Ao longo das formações, convidamos os professores que se interessaram em apresentar esses trabalhos, a se inscreveram para estarem aqui e dividir conosco os resultados. Esse é um momento de conhecermos também aquilo que os professores fazem em sala de aula. Serve também como uma espécie de estímulo para que o educador, que está apresentando, se sinta valorizado e os outros também percebam o que é possível fazer para melhorar a prática educacional”, disse.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, avaliou como essencial as formações da DDPM, pois, segundo ela, os profissionais da educação têm, obrigatoriamente, o dever de buscar novos conhecimentos todos os dias. Ela disse, ainda, que a DDPM ajuda os os professores a terem a consciência de que a educação é um processo permanente de construção de conhecimento e aprendizagem.

“Durante toda nossa vida é essencial estarmos buscando qualificação, porque isso vai garantir a qualidade do aprendizado das nossas crianças. Além disso, as metodologias e os modos como trabalhamos na DDPM ajudam, também, nossos professores, a se aprofundarem em diversos temas que hoje são postos para a sociedade e que não se restringe somente aos conteúdos”. Salientou, ao destacar que hoje os educadores são desafiados a trabalhar questões relacionadas à diversidade, política, tecnologias da informação.

CS - 23-11-15 - Socialização das Práticas formativas. DDPM. Fotos Cleomir (12)“Precisamos trabalhar para além do conteúdo, competências e habilidades, tais como formação de líderes, capacidade de se comunicar, de trabalhar em equipe. Tudo isso, as nossas oficinas de capacitação na DDPM procuram trazer para dentro da nossa rede. É importante terminarmos o ano socializando, compartilhando essas experiências e trazendo a tona as experiências desenvolvidas no chão das escolas”, avaliou a secretária.

Programa de Tutoria

No primeiro dia de seminário, foi apresentado o Programa de Tutoria Educacional. Ele foi criado este ano na Semed, em parceria com o Instituto Itaú Social e já vem dando resultado na qualificação profissional do professor que ingressou recentemente na rede municipal de ensino, já que consiste no acompanhamento do trabalho do docente recém-admitido nas escolas.

Socialização das Práticas formativas. DDPM. Fotos Cleomir (29)Aprovado no concurso de 2014, João Freitas leciona para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Hiran de Lima Caminha e a afirma que, após três meses de tutoria, foi capaz de entender melhor a missão da Semed e qualificar as aulas em sala. “Porque vem contribuir com aquilo que a gente tem como teoria. Qualificamos nossa prática e isso é fundamental porque nós precisamos, enquanto profissionais da educação, contribuir nesse processo de reflexão da sua melhoria. O profissional precisa desse momento de reflexão da sua prática como busca de qualificação no sentido de nos fazer fortalecer aquilo que estamos vivenciando em sala de aula ”, afirmou.

Durante os cinco dias de evento, serão apresentados trabalhos em diferentes frentes de atividade, entre eles, o recursos tecnológicos do Programa Ciência na Escola (PCE), Diversidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projeto English For Kids, entre outros. “É um resultado de todo o trabalho que nós fizemos ao longo de 2015, que envolve as duas gerências que temos aqui na DDPM, que são as gerências de Formação Continuada e Tecnologia Educacional. São trabalhos que os formadores desenvolvem com professores, sejam nas escolas ou aqui mesmo na nossa sede, que tem por objetivo ajudar os professores na ressignificação e melhoria das práticas pedagógicas de sala de aula”, concluiu Rita Esther Luna.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054