02/05/18 | 15:44
Trabalho da Semed com as Ocas do Conhecimento Ambiental será apresentado em Portugal

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através das Ocas do Conhecimento Ambiental, recebeu reconhecimento internacional e estará presente na Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, que acontecerá na cidade de Aveiro, em Portugal, entre os dias 8 e 10 de maio, XX Encontro de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP).

Durante a conferência será exposto o trabalho realizado pela Semed, em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa) e Manauara Shopping, que possibilitou a criação do Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), em que, desde meados de 2017, mais de 600 alunos da rede municipal de ensino tiveram acesso a exposições de trabalhos sobre questões sustentáveis, importância da preservação do meio ambiente e visitas guiadas.

As atividades realizadas no Espaço Ecam possibilitaram a sensibilização do consumo consciente com alunos de 10 a 14 anos, em que foram abordados, por exemplo, o processo de coleta de materiais para compostagem e reutilização de resíduos secos, medidas de contenção de gastos e desperdícios, entre outros.

A coordenadora das Ocas, Gina Gama, falou sobre a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em Manaus fora do país. “Estamos honradas e felizes por representarmos Manaus na conferência, com um trabalho desenvolvido com os alunos da nossa rede, sensibilizando-os para o cuidado consciente com os recursos naturais. Vamos mostrar ao mundo que nós, Amazônidas, sabemos cuidar da nossa floresta”.

Além de Gina, participaram da produção do projeto as professoras Luciana Oliveira, Ireide Cunha e Érica Amorim.

Outros Projetos

Além do espaço Ecam, as Ocas do Conhecimento Ambiental trabalham em quatro espaços com a realização de oficinas de construção de materiais recicláveis, lutheria e mosaico de reaproveitamento de materiais, durante o contraturno escolar.

Além dos estudantes, pais e responsáveis também são envolvidos nas atividades, como na Oca do Puraquequara, em que eles participam da oficina de remoção de espinha de peixe, ministrada em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Arquivo/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054