26/11/18 | 15:17
Terceiro Seminário Amazonas pela Primeira Infância reúne profissionais da saúde, educação e assistência social da Prefeitura

Profissionais da educação, saúde e assistência social da Prefeitura de Manaus participam, nesta segunda e terça-feira, 26 e 27/11, do 3º Seminário Amazonas Pela Primeira Infância, que tem como tema “A Criança no Território: Um compromisso de Todos”.  O evento aconteceu no Hotel Intercity Manaus, Adrianópolis, zona Sul de Manaus.

O projeto piloto iniciou em 2015 e contou com a parceria das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa) da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e dos parceiros Fundo das Nações Unidas Para Infância (Unicef) e United Way do Brasil (UWB).

O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na Primeira Infância por meio da qualificação dos serviços de educação, saúde, assistência Social e visitação in loco na casa das famílias com gestantes e com crianças de 0 a 6 anos.

Durante todo o ano, foram desenvolvidas várias atividades nas unidades de Educação Infantil da Semed com o apoio dos pais ou responsáveis, em que participaram de oficinas que esclareceram sobre o cuidado com a saúde, alimentação e higiene da criança, acompanhamento do cartão de vacina, a higienização bucal e corporal dos menores de 6 anos.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa, destacou que o programa é de muita importância para rede municipal de ensino, porque visa cuidar e preservar a saúde e integridade da criança, desde a gestação das mães. “Nós desenvolvemos várias atividades com os pais das nossas crianças. Vários temas foram trabalhados desde o momento em que a criança é gerada no ventre da mãe, tudo pensado no desenvolvido pleno do bebê”, explicou a diretora.

Destacando o trabalho realizado, a chefe do Núcleo da Criança e Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, explica que o foco é “trabalhar a primeira infância como prioridade e os critérios importantes que foram adotados pela secretaria foi trabalhar, desde a gestação, a criança intrauterina até os seis anos de idade, aplicando o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento nas crianças prioritárias do Distrito de Saúde Leste, no bairro Mauazinho, o que proporcionou um grande desenvolvimento intersetorial não só na área da saúde, bom como na educação, assistência social, esporte e lazer, envolvendo a família e a comunidade”, destacou.

O Secretário da Semmasdh, Danízio Elias Souza, representou o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no evento e afirmou que o programa valoriza e respeita as pessoas. “É muito comum a população e até os seus representantes olharem e se preocuparem mais com a infraestrutura de uma cidade. Nós buscamos valorizar o ser humano. Esse projeto é isso, cuidar da criança desde o ventre da sua mãe até a Primeira Infância. Não podemos esquecer que no futuro esse cuidado com a criança vai impactar na sociedade”, comentou Danízio.

A Creche Escritor Manuel Octávio Rodrigues foi uma das primeiras a receber o projeto. Para a pedagoga da unidade, Helane Santos, as atividades realizadas modificaram os hábitos de muitos pais e familiares. “A gente observa claramente que os hábitos e atitudes dos pais mudaram bastante depois que começaram a participar das oficinas do projeto. Muitos mudaram a alimentação da criança, começaram a acompanhar o cartão de vacina, deixando as vacinas em dia”, disse a pedagoga.

Texto e fotos: Érica Marinho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054