11/04/14 | 14:43
Tenório Telles recebe homenagem de alunos da rede municipal de educação

O poeta e dramaturgo Tenório Telles elogiou os encontros entre escritores amazonenses e estudantes promovidos pelas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed)  porque, segundo ele,  os eventos são uma oportunidade para despertar o interesse pela literatura. Na última quarta-feira, 9,Tenório foi homenageado por 390 alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, na Avenida Santos Dias, bairro Riacho Doce, zona Norte.

Durante todo este mês, as escolas da rede municipal estão realizando atividades sobre a literatura amazonense e autores nascidos no estado.  Na Escola Santa Rita de Cássia houve, por exemplo, teatro de fantoche e paródia sobre as obras de Tenório que também é professor e crítico literário.

“Fiquei contente com a lembrança e o interesse das crianças pela leitura. Penso que atividades como essa são importantes porque incentivam a leitura. As crianças precisam ler mais porque precisam desenvolver o raciocínio. Por meio da leitura temos acesso a mais informações e aprendemos a olhar o mundo com outros olhos. É incentivando a leitura que vamos ensinar essas crianças a aprender mais e entender melhor a vida. E, principalmente, a ter uma consciência  cidadã”, disse o escritor.

Karine Barreto dos Santos, aluna do 4º ano, disse que já leu duas obras de Tenório e que não vê a hora de ler novos livros escritos por ele. “Eu gosto dele porque as histórias são boas. Uma das histórias falava sobre a Amazônia. É muito legal conhecer um autor de perto. Eu gosto de ler e fiquei com vontade de conhecer novos livros”, disse.

Para a gestora da escola, Simone Guimarães, os alunos ficam mais interessados pela leitura e mais participativos. “Quando tem contato com o autor o aprendizado fica mais significativo. Trazer um autor pra contar sua história a crianças que são cheias de sonhos é um grande aprendizado”, disse.

TEXTO: Cleidimar Pedroso

FOTO: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054