07/06/11 | 15:40
Temática “Moradias Desordenadas” é trabalhada em CMEI da Zona Norte

A realidade social dos alunos do CMEI Profª Maria Raimunda foi retratada nessa terça-feira, (07), por meio do Projeto “Moradias Desordenadas”. A ação faz parte da Agenda Ambiental 2011 do CMEI Profª Maria Raimunda localizada na Rua Ingarana,nº 140, Comunidade Santa Marta,Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus.

Com cartazes informativos e faixas relacionadas à conscientização ambiental contendo dizeres como: “Preserve os igarapés” e “Cuide de nosso ambiente”, pais e alunos do CMEI caminharam até o barranco da Comunidade Santa Marta, onde aconteceu, no mês de março, um grave deslizamento de terras.

De acordo com o levantamento realizado pela escola, 10 famílias de alunos residiam no local do acidente.

No mês de março, alunos e professores produziram cartazes, trabalhos de recorte e colagem, desenhos e a visita in loco.

Segundo a gestora do CMEI, Vânia Lima, na área acontecem muitas queimadas e poluição do ar, por isso, a necessidade de campanhas de conscientização ambiental.

“Precisamos incutir nas crianças e familiares a necessidade de preservar o nosso ambiente e cuidar dele”, ressaltou a gestora.

Para a professora do maternal, Joiciane Batista, desde pequeninos as crianças devem receber essas informações. “Eles aprendem por meio da curiosidade e admiração pelo novo e dessa forma podemos trabalhar a consciência ambiental. Alguns até lembraram da reportagem sobre o desabamento na comunidade”, concluiu a professora.

O pequeno Antônio Neto, 4 anos, confirma que é necessário o cuidado com o meio ambiente. “Aprendi que não podemos construir casas em barrancos, pois com as chuvas fortes elas podem cair e alguém pode se machucar”, disse o aluno do 1º período.

O CMEI Profª Maria Raimunda atende 203 alunos do Maternal ao 2º período distribuídos nos turnos matutino e vespertino.

“Mundo Encantado da Leitura” (Criação do livro de literatura infantil produzido pelos próprios alunos) e “Sexta Cultural” (Os pais promovem o momento de leitura para os alunos) são alguns dos projetos desenvolvidos pela unidade escolar.