12/03/12 | 10:07
Telecentros são inaugurados no Bairro Zumbi

Nesta sexta-feira, (9), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) totalizou o balanço de 24 Telecentros entregues à várias escolas nas zonas geográficas da cidade de Manaus. Desta vez o bairro Zumbi foi agraciado com três unidades tecnológicas instaladas nas Escolas Municipais: Raimundo Gonçalves Nogueira,  João dos Santos Braga e Francisca Pergentina da Silva.

Durante a solenidade, o Subsecretário Municipal de Administração e Finanças, Luiz Fabian, ressaltou a importância do projeto e os benefícios que as unidades proporcionam á população por meio da inclusão digital.

“Inauguraremos o total de 219 Telecentros até o final do ano e 50 até o final deste mês .O Telecentro é um instrumento fantástico para a complementação das atividades desenvolvidas na escola, além da segurança de nossos alunos que não terão mais que frequentar as lan houses e terão a oportunidade de realizar as suas pesquisas escolares e de forma gratuita. Um dos diferenciais do projeto é o uso gratuito da internet pela comunidade, inclusive a sua utilização no perímetro de 400 metros da escola”, salientou o Subsecretário.

Mais de 500 alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Raimundo Gonçalves Nogueira esperavam ansiosos pela inauguração do Telecentro que possibilitaria a devida utilização dos equipamentos do laboratório.

De acordo com a coordenadora do Telecentro, Silvandra Carla, a unidade funcionará das 7h às 11h e das 13h às 16h com atividades internas e das 11h ás 12h para o uso da comunidade. O agendamento será organizado de acordo com as turmas da escola seguindo as disciplinas e conteúdos ministrados em sala de aula.

O gestor, Humberto da Costa, acredita que a unidade fará uma grande diferença na vida estudantil dos alunos. “Os alunos estão satisfeitos com a entrega do telecentro, pois, em sua grade maioria precisavam recorrer ás lan houses para realizar suas pesquisas escolares. Agora, terão a comodidade de utilizar as ferramentas tecnológicas dentro da escola”, afirmou o gestor.

Na Escola Municipal João dos Santos Braga, alunos, professores e comunitários receberam com alegria a chegada da tecnologia no cotidiano da unidade. Segundo a gestora, Sicione Ribeiro, o Telecentro só veio enriquecer a escola e o ensino dos professores.

“O aprendizado se tornará com certeza mais rico, dinâmico e agradável com a implantação do Telecentro, sendo uma oportunidade de contribuição para o desenvolvimento de alunos, pais e comunitários”, explicou a gestora.

“Para mim será muito importante esse espaço, pois afastará nossos filhos das ruas e prenderá sua atenção ainda mais na escola”, afirmou a mãe de aluno e comunitária, Josiane Coelho, 22.

O Telecentro 24° foi inaugurado na Escola Municipal Francisca Pergentina da Silva que atende 1680 alunos do 1º ao 9° ano, Programa de Aceleração da Aprendizagem e 2° Segmento do EJA.

A gestora, Júlia da Silva, lembrou que agora os alunos podem contar com um espaço tecnológico moderno e organizado. “Os alunos estão muito felizes com essa entrega. Com o enorme fluxo de informações presentes em nossa sociedade, é um grande avanço e ganho para a escola e comunidade, contribuindo para a humanização de nossos alunos”, destacou a gestora.

“Vai melhorar bastante, pois antes tinha que fazer meus trabalhos na lan houses e agora temos esse espaço dentro da escola. A internet hoje em dia é muito importante, facilita bastante nossa vida”, ressaltou o aluno do 9° ano, Maiky William, 14.