02/08/12 | 15:32
Telecentro: mais um recurso pedagógico nas escolas municipais.

Mais um recurso que poderá ser utilizado para a melhoria da educação já é uma realidade nas escolas municipais nas quais estão sendo implantados os telecentros.

Nesta quarta-feira, (1°), a unidade contemplada para receber o telecentro foi a Escola Mul. Agenor Ferreira Lima no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. A programação contou com a apresentação dos alunos do Mais Educação ( Fanfarra) que tocou a música  “Asa Branca”.

Para o Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Suames Maciel, o telecentro oportuniza  aos seus públicos o acesso livre às informações virtuais e ao maior conhecimento da informática.

“O telecentro é uma ferramenta  que está sendo disponibilizada pela Prefeitura de Manaus  às 219 escolas da rede municipal. Muitas pessoas são desprovidas do uso do computador, principalmente os comunitários dos bairros das periferias. Quem tem mais conhecimento e mais informação estará  à frente no mercado de trabalho e o Telecentro vem pra suprir essa necessidade. A unidade tecnológica também tem como objetivo fortalecer essa relação professor x aluno, pois os professores que souberem fazer o uso da ferramenta poderão potencializar a metodologia utilizada em sala de aula”, enfatizou o Secretário.

“Um futuro brilhante” foi um dos benefícios do Telecentro citados pela gestora, Maria Lélia da Silva Torquato Costa.

“Quando tínhamos o antigo laboratório já se tinha uma procura, com o telecentro há um grande interesse por parte dos alunos e comunitários para participar do espaço. É uma abertura para um futuro bem melhor e a democratização do saber. A inclusão digital abre para horizontes diferenciados e isso é muito importante”, destacou a gestora.

De acordo com o Coordenador do Telecentro, Givanildo Colares, o espaço voltado para a tecnologia é fundamental em um ambiente escolar.

“É imprescindível nos dias atuais um espaço que os alunos tenham contato com a tecnologia e as informações mais acessíveis. A comunidade tem essa carência, pois não tem acesso à internet e à informática de uma maneira em geral”, explicou o Coordenador.

“Eu acho importante que tenha esse espaço na escola, pois com a internet podemos pesquisar, ler os jornais online, dentre outros. Antigamente os alunos tinham que pesquisar em bibliotecas e gastava muito tempo, agora com a internet dentro da escola fica bem mais simples”, afirmou o aluno do 6° ano, Caio César do Rosário, 11.

A Escola Mul. Agenor Ferreira Lima localizado no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus atende mil alunos do 1° ao 9° ano, 1° segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA), além de desenvolver os Projetos de Educação Fiscal “Eu amo minha escola”, Diversidade Étnico-racial, Minhas histórias e  Mais Educação.