21/05/12 | 15:49
TELECENTRO: INTERNET PARA TODOS

Na última sexta-feira, (18), foi entregue mais uma unidade dos Telecentros e desta vez a beneficiada foi a Escola Municipal Graziela Ribeiro, localizada no bairro do São Lázaro, zona Sul de Manaus. Mais de 320 alunos poderão participar das atividades oferecidas pelo Telecentro.

Segundo o coordenador, Euler Ribeiro, as atividades começarão na próxima semana e todos os alunos serão atendidos. “Iniciaremos as atividades oferecendo cursos como digitação básica aos alunos e comunitários. Vejo como um ponto positivo usar essa ferramenta para o aprendizado dos alunos, desta maneira eles poderão interagir com as novas tecnologias que estarão à disposição deles de forma democrática”, afirmou Ribeiro.

Outro que agradece pelo espaço de inclusão digital é o gestor, Wilson Pinto. “Este espaço irá propiciar acessibilidade da internet para todos, pois entramos numa nova era em que nossa sociedade abre esse espaço no qual a escola e a comunidade serão inseridas com o auxílio dos monitores para ajudá-los a ingressar, aprender a fazer o uso dessa tecnologia que é a internet. Convidamos a todos a participarem deste espaço democrático e que façam um bom uso de tudo o que a internet tem a oferecer. Estamos contentes com o presente e acreditamos numa educação moderna e de qualidade.

Para a líder comunitária, Albenize Menezes, é um projeto maravilhoso e que irá contribuir na educação de nossas crianças. “Aqui, nossas crianças irão aprender a manusear o computador e não gastarão nada por isso. Muitos deles têm computador em casa, mas os outros agora terão as mesmas condições para aprender. O Telecentro só veio para contribuir na inclusão digital tanto dos alunos quantos dos comunitários. Na verdade todos que estão envolvidos neste processo saem ganhando”, afirmou.

A aluna, Karina Neves, garante que não precisará mais se deslocar e gastar dinheiro para realizar seus trabalhos escolares. “Com a entrega deste espaço não precisarei mais ir até a Lan House pagar pela impressão dos trabalhos, e aqui nós teremos a ajuda do coordenador e dos professores”, comentou a aluna.

Vale destacar que as atividades oferecidas aos alunos e comunitários seguirão o quadro de horário determinado pela direção da escola. Os alunos do turno matutino serão atendidos no mesmo horário, e a comunidade durante a semana terá uma hora de acesso livre a partir das 10h até às 11h. No turno vespertino os comunitários terão acesso a partir das 16h15 às 17h15. Para participar do Telecentro basta se dirigir à escola e fazer o seu cadastro.

Em seguida foi a vez da Escola Municipal Thales Silvestre a receber mais uma unidade do Telecentro. Os mais de 220 alunos poderão na próxima semana acessar a internet totalmente de graça. Vale destacar que a escola atende a modalidade educação infantil e também aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Quem garante é o coordenador da escola Felipe Costa. “Agora elas terão acesso e mais contato com as novas tecnologias desde cedo e isso é um grande salto na educação”, comentou Felipe.

Na próxima semana as atividades já serão ofertadas às turmas, e o planejamento foi feito em consonância com os demais professores da escola.

Segundo a gestora, Henrilane Menezes, a entrega deste espaço é uma vitória para a educação e também para a gestão que acredita no processo educativo, promovendo ações que irão contribuir diretamente na educação dos alunos. “Nossa comunidade está bastante feliz, pois estamos esperando por este espaço há um bom tempo. Agradecemos à Prefeitura de Manaus por ajudar a resgatar e estruturar a educação na cidade. Aqui será um espaço democrático onde todos poderão usufruir sem pagar por nada. Nossos professores estão empolgados e acreditamos nesta transformação”, afirmou a gestora.