27/04/11 | 13:39
Tecnologia na escola

Biblioteca informatizada vai atender alunos do ensino municipal

Facilitar o acesso à leitura por meio das ferramentas da informática é um dos objetivos da Biblioteca Escolar Pólo inaugurada na manhã desta terça-feira, (26), na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, localizada na Rua Dr. Thomas, s/n, Bairro Nossa Senhora das Graças. Durante esta semana, mais duas unidades serão entregues nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Armando Mendes, no São José 2, nesta quarta-feira, e Isabel Angarita, na Japiinlândia, quinta-feira.

A biblioteca da José Carlos Mestrinho atenderá 412 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino com mais de mil exemplares de literatura infantil, infanto-juvenil, ensino fundamental e médio. Além disso, a biblioteca oferece acervo digital, serviços de pesquisa na internet, computadores, gerenciamento feito por software na própria escola para cadastro, emissão de carteira, cadastro de livros, gerenciamento de empréstimos e outros serviços.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, a Prefeitura de Manaus está preocupada em investir cada vez mais na educação e a inauguração das bibliotecas pólos faz parte desse conjunto de ações e de investimentos. “A Escola Municipal José Carlos Mestrinho se completa com mais uma atividade que tem por objetivo desenvolver ainda mais os alunos. Por intermédio da Biblioteca Pólo, os alunos poderão desenvolver a educação ampla por meio do uso das tecnologias de informação e do acervo de livros disponíveis nesse espaço”, destacou o secretário.

De acordo com a gestora da escola, Conceição Aguiar, a inauguração da biblioteca representa um marco fundamental para a realidade das escolas.  “Na escola trabalhamos com os Projetos: “Viajando na leitura” e “Alfabetizando na Hora Certa” e a biblioteca veio para dar o suporte aos professores na literatura e para as crianças no hábito da leitura e escrita”, ressaltou a gestora.

A bibliotecária Jovana Karla Gomes destacou que o novo espaço permitirá que os alunos desenvolvam várias atividades relacionadas à leitura. “Hora do Conto, empréstimo de livros, pesquisa na internet e outros serviços com o acompanhamento da bibliotecária estarão disponíveis para os 412 alunos, além da utilização dos serviços por parte dos comunitários e das escolas da redondeza”, afirmou Gomes.

O aluno do 1º ano, Marco Antônio Maia, 5, estava entusiasmado com a inauguração da biblioteca e a utilização do computador. “Vai ser muito bom visitarmos a biblioteca, pois, poderemos ler e estudar ao mesmo tempo. No computador gosto muito de brincar com os jogos educativos e pinturas”, disse o aluno.

“Achei ótima essa iniciativa, pois, a leitura abre novos horizontes e a pessoa aprende muito mais. Gosto muito de estimular meus filhos a lerem, inclusive, trarei uma coleção que tenho em casa para enriquecer ainda mais a nova biblioteca”, destacou a mãe da aluna Stefany Bezerra, do 5º ano, Maria Osana dos Anjos, 55.

No total, até o final de maio, serão entregues 12 bibliotecas-pólo em todas os distritos educacionais, incluindo as zonas rural e rodoviária.