27/06/17 | 15:53
Técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações visitam Telecentros da rede municipal

Os técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizarão uma série de visitas aos Telecentros da rede municipal de ensino até a próxima sexta-feira, 30/06. No total, a equipe visitará 21 dos 219 Telecentros da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo dos representantes do governo federal é executar a chamada fase final do convênio, resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o ministério, que existe desde 2008.

De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a rede municipal tem um convênio há 9 anos com MCTIC, em que os 219 Telecentros vêm proporcionado a aproximação entre a comunidade e as escolas municipais. A titular da pasta destacou, ainda, que há muitos conteúdos que são trabalhados off-line com os estudantes e diversas ações coordenadas pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

Segundo o diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, João Carlos, a presença dos técnicos só vem para consolidar a possibilidade da continuidade do convênio com Ministério. “Essa parceria da Semed com o Ministério tem o objetivo de primeiro ampliar a base de tecnologia para atendimento da comunidade e dos nossos alunos na sua formação. A visita in-loco abre novas possibilidades para a Semed”, comentou.

Durante três dias, os técnicos do Ministério, Alexandre Leite e João Gabriel Moura, conhecerão 21 Telecentros para acompanhar a execução do convênio. Para Alexandre Leite, é uma fase importante da parceria com a Prefeitura de Manaus, em que será feito um relatório final com parecer técnico sobre tudo que constaram.

“Nós verificamos basicamente a implantação física, equipamentos, funcionamento, utilização, histórico do uso desde a implantação até hoje, manutenção e substituição. Nós fazemos uma pesquisa in loco com os professores, coordenadores para verificar os cursos que foram dados, se alcança alunos e comunidade, bem como, via documental se consegue avaliar”, completou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054