22/05/13 | 12:16
Técnicos do FNDE avaliam desempenho das atividades de incentivo à leitura nas escolas públicas

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em Manaus para acompanhar de perto e avaliar a execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), atividades de incentivo à Leitura nas escolas da rede pública de ensino. Janine de Almeida Menezes e Donizeth Aparecida de Freitas Rosa vão visitar cinco escolas municipais para conhecer a realidade local e checar se as unidades estão atuando conforme o planejamento.

As visitas começaram na segunda-feira, 20, e se estendem até a próxima sexta-feira, 24, e nelas a equipe da FNDE está esclarecendo dúvidas sobre os procedimentos adequados ao cumprimento das ações e ouvindo sugestões e críticas dos gestores, professores e bibliotecários.  Como parte das visitas, as técnicas, juntamente com uma equipe da Gerencia de Atividades Complementares e Projetos Especiais (GACPE), estiveram na sede da Semed onde se reuniram com o secretário Pauderney Avelino e subsecretário Deusamir Pereira, para tratar assuntos relacionados ao programa.

“Mais do que monitorar, esse trabalho nos permite trocar experiências para que possamos ter novas ideias, pensar em futuros projetos e resolver problemas a nível nacional”, explica Janine de Almeida Menezes.

Além de orientar novos planos de ação do FNDE, o monitoramento também gera oportunidade de aprimoramento das atividades de distribuição, remanejamento, devolução e conservação das obras.

Sobre o Programa

O PNLD garante o acesso de alunos de escolas públicas a livros didáticos e obras literárias, complementares e dicionários. O PNBE fornece obras de literatura, pesquisa e outros materiais para incentivar a leitura, a atualização e o desenvolvimento de estudantes e professores.