15/12/15 | 9:01
Ferramenta de gestão virtual Conviva Educação vai ajudar a Semed a otimizar atividades

Conviva educação. DDPM. Fotos Cleomir (2)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) agora dispõe de uma nova ferramenta de gestão virtual, a Conviva Educação. Na manhã desta segunda-feira, 14, servidores da área administrativa e pedagógica do órgão receberam instruções sobre o uso da nova plataforma online, que auxilia secretarias de educação de todo o país na gestão de suas ações.

O Conviva Educação foi elaborado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) que disponibiliza o portal convivaeducacao.org.br, no qual os servidores alimentam a plataforma com informações divididas em oito áreas: administrativa; alimentação escolar; democrática; estrutura e documentação; orçamentária e financeira; pedagógica; pessoas e transporte escolar.

A secretária Executiva da Undime no Amazonas, Silleti Lyra, explicou que a plataforma é gratuita e tem a finalidade de dar transparência às ações das secretarias, além de qualificar as atividades, sempre com vistas na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Conviva educação. DDPM. Fotos Cleomir (11)“Com a ferramenta, o secretário de educação e sua equipe podem colocar todo o seu material de monitoramento, o plano municipal de educação e documentos importantes no portal. Então, a plataforma é um memorial do trabalho do secretário de educação no seu período de gestão. Ela é importante porque não permite que as informações se percam”, disse a Silleti, ao esclarecer que o portal só é acessado por pessoas indicadas, tornando as informações confidenciais”.

Formação

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, acompanhou a formação do Conviva e lembrou que a secretaria já utiliza ferramentas de gestão, porém, no ponto de vista da alimentação e transporte escolar, esta pode ser uma plataforma muito eficaz.

“Queremos nos aproximar da plataforma, primeiro porque ela já é utilizada em grandes cidades e em muitos municípios do Amazonas. Segundo porque, de fato, na nossa administração existem alguns setores estratégicos que hoje ainda não contam com um sistema de gestão e monitoramento de suas ações, como o transporte e a merenda. Precisamos otimizar e dar mais qualidade na gestão dessas áreas que são criticas e sobre as quais a sociedade nos cobra com razão”, disse.

Conviva educação. DDPM. Fotos Cleomir (3)“Nós ainda estamos analisando quais módulos e que dimensões da plataforma Conviva nós iremos implantar na Semed Manaus. Mas, certamente será uma plataforma que irá somar aos outros sistemas que nós já usamos e que vem ao encontro da nossa estratégia de dar mais qualidade e transparência à gestão da educação em Manaus”, observou Kátia.

O nutricionista da Semed, Renato Castro, disse que ainda não foi possível conhecer a fundo a ferramenta, mas o fato do Conviva auxiliar na confecção do cardápio da merenda escolar já será importante para otimizar o tempo.

“A ferramenta pode ser bom para nos auxiliar na elaboração do cardápio em curto prazo e isso pode favorecer um planejamento para a secretaria de forma mais precisa e rápida, uma vez que hoje demoramos um pouco para elaborar os cardápios. Há também a distribuição de gêneros por escola, se conseguirmos adequar as nossas complexidades isso também nos auxiliará muito. A produtividade deve ser muito melhor com essa plataforma”, afirmou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054