11/12/13 | 9:17
‘Teatro nas Escolas’ reúne 300 alunos e trata de temas como bullying

Trezentos alunos da Escola Municipal Senador Fábio Lucena, zona Oeste, viveram momentos de identificação e emoção na manhã desta terça-feira,10, com a peça ‘Legião dos Cinco’. A ação foi leva pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), através do Projeto ‘Teatro nas Escolas’.

Segundo a professora de Educação Física, Silvana Lira, os temas inseridos na peça ‘Legião dos Cinco’ condizem totalmente com os problemas enfrentados pelos alunos, o que orienta na abordagem de alguns assuntos, como sexualidade, bullying e conflitos em casa. 

“Os personagens falam sobre seus problemas, desabafam e passam informações aos alunos. Através disso é possível ocorrer a identificação. Este é um projeto que deve continuar e seguir orientando. Para mim, como professora, é um auxílio que estou recebendo no aspecto de lidar com eles sobre determinados assuntos. São pré-adolescentes e adolescentes cheios de questões. É importante ter esse diálogo”, contou Silvana.

Um dos pontos altos da segunda edição do Projeto ‘Teatro nas Escolas’ aconteceu em meio ao debate sobre agressão verbal e física, sexualidade e gravidez na adolescência, com as psicólogas Karoline Monteiro e Janaína Lira. 

A aluna da sétima série da E M Senador Fábio Lucena, Ana Miriam, sentiu-se motivada e foi até o palco prestar seu depoimento. Ela acabou sendo ovacionada e aplaudida pelos colegas. 

“Durante muitos anos eu vivi o bullying no meu dia a dia. Essa peça foi muito importante porque me ajudou a ir no palco e dizer que hoje eu sou mais forte. Meu desejo  é que acabe a violência nessa escola e em todo o mundo”, desabafou a pequena Miriam.

Para o ator Clayson Chaves, o momento foi de dever cumprido. ”Ver esses jovens saindo daqui conscientizados é algo muito importante para nós atores do Núcleo de Teatro da Semjel. Vamos fazer esse projeto crescer e levar cada vez mais uma mensagem positiva para as vidas desses alunos”, disse Chaves.

A ‘Legião dos Cinco’ é escrita pela coordenadora do Núcleo de Teatro da Semjel, Guta Rodrigues, e aborda durante 45 minutos temas do cotidiano juvenil. A direção conta com a colaboração do elenco, formado pelos atores Dinne Queiroz, Débora Ohana, Emille Nóbrega, Clayson Charles, Jonathan Antunes e Eduardo Klinsmann.

Assessoria de Imprensa da Semjel