18/10/11 | 15:52
Solenidade Obrigado Professor 2011

Para reconhecer e valorizar o papel do professor na construção do conhecimento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesse último sábado, (15), a Solenidade Obrigado, Professor 2011!, em comemoração ao dia 15 de outubro – Dia do Professor. Mais de 5 mil educadores participaram do evento que aconteceu no Auditório Canaã e contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, Subsecretários Municipais de Educação, gerentes, chefes distritais, além de pedagogos e professores.

A solenidade iniciou com a entrada triunfante, em tapete vermelho, dos 30 educadores selecionados – Professores destaque 2011, para receber a homenagem representando toda  a classe dos professores da rede municipal de ensino.  Os homenageados receberam das mãos do Secretário e dos Subsecretários um troféu em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido em várias categorias. A programação contou ainda com música ao vivo ao som do Trio Orfeus, apresentação de vídeos que mostraram a edição 2010 do Obrigado, Professor e de valorização do professor, além do esperado sorteio de um carro zero popular.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, lembrou de sua trajetória na Secretaria de Educação e ressaltou que o professor tem um papel fundamental na construção da sociedade.

“De todas as experiências que tive nenhuma delas foi mais importante que o convívio com os professores. O professor consegue transformar uma criança, uma família, somente por meio de um olhar , com um conselho e uma maestria que somente ele com seus domínios consegue. Guerreiros de si mesmos, os professores doam seu sangue, tiram dinheiro do bolso para custear suas atividades em sala de aula, mesmo com todos os seus problemas”, afirmou o Secretário.

O Secretário anunciou na ocasião que os educadores homenageados receberão a honraria de ter suas fotos publicadas em uma galeria na Secretaria de Educação por um ano e para finalizar falou de sua paixão pela educação.

“Hoje, sou um apaixonado pela forma como os professores realizam o ensino no município de Manaus, lembrando que a Semed é uma das secretarias da Prefeitura que mais apresenta ações positivas na atual gestão”, destacou Lippi.

De acordo com a professora homenageada, Soraya Freire, da EMEF Thomás Meirelles, (Zona Leste), vencedora de vários prêmios nacionais, dentre eles do X Prêmio Denatran Educação para o Trânsito 2010, receber a homenagem e representar a classe dos professores é uma honra.

“Sinto-me muito feliz de saber que o trabalho do professor é reconhecido e que apesar de todas as tecnologias e recursos disponíveis, o professor ainda é um elemento de supra importância na sociedade. A educação transforma mudanças na sociedade e o professor é uma figura essencial nesse processo de transformação, tornando os alunos mais críticos e participativos’’, concluiu a professora.

A gestora do CMEI Renata Holanda (Zona Leste), Maria Goreti Araújo, afirmou que a homenagem da secretaria é motivadora do trabalho na sala de aula.

“Acredito que essa ação é motivadora, um momento de valorização dos profissionais da educação. Um passo a mais que a Secretaria de Educação está dando no reconhecimento de nossos professores. Isso influenciará na sala de aula, pois os professores vão querer realizar mais, os talentos com certeza vão aparecer, pois isso envolve a auto-estima”, disse a gestora.

Feliz e realizado, o  professor, ganhador do sorteio do carro zero, Carlos José Sales, acabou de assumir a gestão da EMEF Nossa Senhora de Fátima, DRE II e acredita que a sorte está a seu favor. “Estou muito feliz, nessa semana recebi dois presentes: a gestão da escola e o sorteio do carro. Todos os professores estão de parabéns e essa participação mostra que ainda vale a pena ser professor!”, disse o professor.

O evento marcou o início das celebrações pelo Dia do Professor e faz parte de série de eventos que será realizada para homenagear os educadores da rede municipal.

No dia 18, haverá uma Noite de Gala, no Teatro Amazonas, com shows musicais dedicados exclusivamente aos professores. No dia 22, será realizada a festa ‘Professor Músico’, uma grande confraternização no Parque dos Bilhares, que contará com a apresentação musical de vários professores da Semed que também possuem talentos musicais. No dia 29, os educadores vão poder desfrutar de uma excursão à Terra das Cachoeiras, o município de Presidente Figueiredo, onde vão poder aproveitar um dia inteiro de lazer, turismo e diversão nas águas da cidade. Além de um grande baile dos professores, uma festa ao melhor estilo dos ‘anos 70’, com os professores podendo ir vestidos à caráter. A data da festa ainda será agendada e avisada, com antecedência, a todos os professores da rede municipal.