07/12/12 | 14:56
Solenidade de Premiação do “Selo Construtores da Cidadania” da rede municipal de ensino

Projetos e programas desenvolvidos com a temática a “Escola na Construção da Cidadania” da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ano de 2012 com a participação de alunos e educadores da rede municipal de ensino, foram premiados na manhã desta sexta-feira, 7, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na avenida Efigênio Sales, Zona Centro-Sul da cidade.

Oitenta e oito escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade participaram da solenidade de premiação “Selo Construtores da Cidadania”. A ação visa premiar as unidades educacionais que atenderam as diretrizes do regulamento que orienta o desenvolvimento de ações de cidadania com foco na preservação do patrimônio escolar. A atividade faz parte da “Escola na Construção da Cidadania” e é um dos alicerces do projeto “Minha Escola é Tudo de Bom”.

A programação contou com a palestra “A importância da autoestima na história da educação no Brasil”, com Aurélio Schommer, escritor, historiador e analista tributário da Alfândega do Porto de Salvador, na Bahia. Além disso, foi realizada a entrega de menção honrosa para dez escolas municipais que participaram do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado no último mês de novembro, em Brasília.

“Estamos encerrando o ano em grande estilo, porque estamos honrando o trabalho que foi desenvolvido pelas escolas dentro da temática da educação fiscal. A Semed é uma das poucas que trabalha com ano temático e esse ano foi intitulado ‘A escola na construção da cidadania’, com a ajuda do Programa Municipal de Educação Fiscal que mobilizou as nossas unidades para desenvolverem ações de cidadania. Em razão disso foi criado o projeto ‘Minha escola é tudo de bom’, cujo foco é a disseminação da preservação do patrimônio público”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal da Semed, Esther Albuquerque.

Com o projeto “Caprichando na educação para garantia da cidadania”, que envolve 700 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Escola Municipal João Chrysóstomo de Oliveira, bairro São José II, Zona Leste da cidade, foi uma das premiadas na solenidade.

“Nosso resultado é excelente na escola em que todos os alunos participam ativamente com os agentes ambientais mirins, onde cada sala possui seu agente. O trabalho é feito para conscientizar a comunidade escolar na hora do recreio para evitar que sujem a escola e orientar para a limpeza do ambiente escolar”, disse o professor Raidson Telly.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Emília Mestrinho, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, foi outra unidade educacional premiada com seu trabalho na comunidade escolar com o projeto “Direitos e deveres do cidadão por um mundo melhor”, com as 343 crianças da escola. De acordo com a Professora Degiane Braga, as atividades já são realizadas durante um ano com a temática da educação fiscal, em que são direcionados por 10 professores disseminadores.

“Nós utilizamos um ‘fantoche’ para passar as informações para as crianças e usamos a personagem ‘Emília’, que é conhecida. Trabalhando com esse público desde pequeno esse tema, nós vamos conseguir no futuro ter um cidadão sabedor de seus direitos e deveres. O simples fato da criança ligar e desligar a luz, cuidar do seu próprio patrimônio, ter o cuidado de utilizar as áreas da escola, enfim são detalhes básicos que orientamos na escola e importantes no futuro”, completou.

No total 198 escolas inscreveram-se para participar do Selo “Construtores da Cidadania”, sendo que 88 foram condecoradas com o prêmio pelos serviços relevantes na comunidade escolar.

O desenvolvimento das ações do Programa de Educação Fiscal conta com o apoio das parcerias da Receita Federal, SEFAZ, SEMEF, Controladoria Geral da União e TCE.

A Semed contabiliza hoje 255 escolas municipais que atuam com a Educação Fiscal, já tendo capacitado 1.070 educadores disseminadores que participaram do curso da área e atualmente realizam e desenvolvem programas e projetos na comunidade escolar.