12/08/11 | 17:20
Solenidade de entrega dos óculos do Programa Municipal de Saúde do Escolar

Mais de 3 mil alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º ano, e  Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 162 escolas municipais receberão nesse mês óculos de grau mono e bifocal da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Programa Saúde do Escolar. A solenidade de entrega simbólica dos óculos aconteceu nessa sexta-feira, (12), no Auditório da Prefeitura de Manaus.

Os alunos passaram por uma triagem, exames oftamológicos e atendimento com especialistas, em suas unidades de ensino, para receber a doação dos óculos de grau que foram encomendados e reajustados de acordo com as consultas realizadas. Os agentes de saúde e educadores participaram de formações para realizar essa triagem que foi iniciada juntamente com o início do ano letivo 2011.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou que essa é mais uma parceria com a Prefeitura de Manaus. A Semed, por meio dos educadores, realizou o levantamento dos alunos que apresentavam alguma dificuldade visual.

“Estima-se que 10% a 15% dos alunos apresentam patologias voltadas às dificuldades visuais e isso repercute diretamente no aprendizado desse público, causando muitas vezes evasão e abandono escolar. As consultas e exames são realizados nas próprias escolas que atendem de forma preventiva os nossos alunos. Os óculos saem sem nenhum custo para os pais, sendo financiados totalmente pela Prefeitura de Manaus por intermédio da Semed”, ressaltou o Secretário.

Segundo a Gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais na Semed, Dircélia Ortiz Almeida, os próprios educadores realizaram uma prévia seleção dos alunos, detectando as dificuldades de leitura. “O próprio professor nos ajuda nesse processo de triagem, pois ele convive diariamente com o aluno e pode detectar melhor esse procedimento”, destacou a Coordenadora.

Emily Viana Pereira, 8, aluna do 3° ano da EMEF Padre Puga, ressalta que no momento da leitura e das atividades o acompanhamento era difícil e complicado. “Eu sentia muita dificuldade para ler os textos e escrever nas tarefas, não conseguia enxergar direito e agora com os óculos vou conseguir estudar melhor e aprender bem mais”, disse a aluna.

Na EMEF Padre Sebastião Luiz dos S. Puga Barbosa, foi realizada uma triagem com 1.420 alunos. A agente de saúde, após realizar essa triagem, montava um relatório identificando os que tinham dificuldade visual e encaminhavam à Semed.

Segundo a agente de saúde, Norma da Costa, a iniciativa do Secretário Municipal de Educação foi de suma importância para a melhoria da aprendizagem desses alunos. “O Secretário Mauro Lippi vestiu mesmo a camisa da educação, pela primeira vez os oftalmologistas foram in loco nas escolas realizar consultas e exames oftalmológicos. A Ótica São Paulo também esteve presente no momento de definir as medidas dos óculos de cada aluno diagnosticado”, enfatizou Costa.

As atividades do Programa Saúde do Escolar são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais e tem como objetivo cuidar da saúde para melhorar a qualidade do ensino visando três aspectos: Saúde Ocular e Bucal.