22/08/12 | 17:44
Solenidade de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla

De 21 a 28 de agosto acontecerá a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para dar início a essa solenidade, na manhã desta terça-feira (21), foi celebrado uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro sul da cidade. Participaram do culto ecumênico, alunos e professores da Escola Mul. de Educ. Esp. André Vidal de Araújo, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e da Associação de Amigos do Autista –AMA.

Além da APAE e da AMA, o Instituto Felipe Smaldone e a Sociedade Pestalozzi do Amazonas de Assistência Social também são parceiros da Secretaria Municipal de Educação – SEMED no trabalho que é prestado aos discentes com deficiência.

“O intuito desta missa e da semana é propiciar às pessoas deficientes da Semed e de outras unidades de ensino um momento de reflexão a Deus e, também, de socialização, de interação e principalmente de reconhecimento entre os mesmos”, afirmou a Gerente do Complexo Educ. Esp. André Vidal de Araújo, Renir Formiga.

“No decorrer da semana serão realizadas palestras com diversos profissionais da área da saúde a respeito da pessoa com deficiência e, no final, serão promovidas exposições com apresentações teatrais, musicais, culturais e a produção de cartazes fabricados pelos próprios alunos no dia 28 de agosto no Manaus Plaza Shopping”, ressaltou a gerente.

“É perceptível que Manaus não está adaptada para atender pessoas com deficiência. Esta semana vem de encontro a essa necessidade”, comentou o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Manoel Inauhiny.

“O propósito desta semana é capacitar as instituições que trabalham com pessoas deficientes, para que estas possam fazer um trabalho de conscientização com a sociedade acerca dos direitos básicos, porém necessários da pessoa com deficiência”, explicou o presidente.

“ Esta semana tem dois focos. Um é propor conhecimento às pessoas que lidam diariamente com crianças deficientes e o outro é demostrar os diversos talentos que elas podem desenvolver”, explicou a professora do 4° ano, Hosana Fernandes.

Programação

Dia 22/08/2012 – XVII –Seminário – Tema: Incluir para melhor viver, Palestrante: Drª Cristina Garrido/Drª Laísa Arruda Pinheiro;

Horário: 8h às 17h – Local : Auditório da Semed

Dia 23/08/2012 – Atividade Extraclasse com alunos de Classe Especial

Horário: 8h às 11h – Local : Parque dos Bilhares

Dia 24/08/2012 – Palestra aos pais dos alunos de Classe especial, Escola e Salas de Recursos;

Horário: 14h – Local : Auditório da Semed

27/08/2012 – Relatos de Experiência de Pais e Professores;

Horário: 8h às 17h Local : Auditório da Semed

28/08/2012 – 10h às 15h – Exposição de Artes  e Apresentações Culturais – Manaus Plaza Shopping.

Inclusão em Escolas Regulares

Oito escolas da Semed atendem 750 alunos com deficiência, dentre elas, Escola Municipal. de Educ. Esp. André Vidal de Araújo, Esc. Mul. Sen. Fábio P.de Lucena Bittencourt, Esc. Mul. Pe. José de Anchieta, Esc. Mul. Hiran de Lima Caminha, Esc. Municipal Imaculada Conceição e Escola Mul. Eng. João Alberto M. Braga.

Atendimentos no Complexo Educ. Esp. André Vidal de Araújo: Deficiência auditiva, visual, mental, autismo e paralisia cerebral.