12/04/12 | 13:33
Sistema Aprende Brasil

No período de 11 a 16 deste mês a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a editora positivo entregarão os “Kits da Positivo” às escolas da rede municipal de ensino. O objetivo desta parceria é aprimorar, ainda mais, a educação municipal e contribuir na capacitação dos profissionais que atuam desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Em Manaus, serão beneficiados mais de 10 mil estudantes de 12 escolas da Semed distribuídas nas sete zonas. Cada um dos 10 mil alunos e 400 professores receberão livros didáticos além de ambos terem acesso ao portal do projeto que permite aos alunos a troca de ideias e experiências; o professor receberá vários materiais em mídias dos assuntos estudados em sala de aula.

Duas escolas da DRE V foram contempladas com a estrega dos kits, a primeira a receber foi a Escola Municipal Leonor Uchôa de Amorim, localizada no bairro do São José I, onde abriu as portas à comunidade para fazer a entrega dos livros didáticos aos alunos. O auditório da escola estava lotado e recebeu chefes de divisão, professores, assessores, líderes comunitários e muitos pais.

Quem saiu satisfeito com a entrega dos kits foi o líder comunitário do bairro Adson Santos. “Esse material pedagógico irá contribuir significativamente na formação intelectual do aluno. As novas propostas de ensino apresentadas no projeto servirão como base para que os mesmos aprendam de uma forma mais dinâmica”, comentou Santos.

Mais de 1000 alunos devem receber os livros nos próximos dias e os professores que participaram da capacitação devem colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na formação. “É uma evolução no que tange a educação moderna porque saímos um pouco do tradicionalismo e procuramos, na medida do possível, trabalhar novos conteúdos conforme a nossa realidade. Os materiais da editora Positivo são de boa qualidade e servirão muito na formação das crianças”, comentou o professor de ciências Ari Freitas.

“Como vocês podem ver nós estamos numa escola pública, e o material que está sendo empregado aqui é o mesmo utilizado nas escolas particulares. Os representantes da Semed não estão medindo esforços para oferecer aos filhos de vocês um ensino de qualidade e nós faremos tudo àquilo que esteja ao nosso alcance. Este é um projeto ousado e inovador que pela primeira vez será aplicado nas escolas da rede pública municipal. Infelizmente nem todas as escolas da capital serão agraciadas com a implantação do projeto e nós fomos privilegiados”, enfatizou a gestora Ilenilda Felipe.

De acordo com a senhora Kelly Patrícia, mãe do aluno Bruno Alexandre do 7º ano A, o material será bem aproveitado na escola. “Fico muito feliz porque agora as crianças poderão acessar a internet, pesquisar conteúdos educativos e isso vai ajudar no aprendizado deles. Com a entrega dos novos livros didáticos eles aprenderão mais rápido de maneira interativa e dinâmica”, comentou a mãe do aluno.

Em seguida foi a vez da Escola Municipal Albérico Antunes, localizada no bairro do São José IV, a receber os kits do projeto positivo. Alunos do 1º ao 5º agora aprenderão mais sobre matemática, português, ciências e artes com os materiais pedagógicos empregados pelo sistema às escolas. Quem garante é a coordenadora regional do projeto em Manaus, professora Maria Cristina Rodrigues, que veio até a capital para fazer a entrega dos kits.

“Este é um projeto que atende as crianças de 6 aos 14 anos. Todos os conteúdos são bem diversificados e dinâmicos atendendo cada faixa etária. Os materiais empregados são elaborados por especialistas do projeto. O diferencial é que o nosso aluno poderá tirar dúvidas entrando no site e dentro de 24 horas suas perguntas serão resolvidas; temos uma equipe pronta para realizar o atendimento até os finais de semana. Nossos alunos adotando esse novo método de ensino terão uma boa base para chegar até o ensino médio e, também, serve como preparativo para vestibulares”, afirmou Rodrigues.

 

As escolas selecionadas participam do projeto porque foram destaques em conceito de qualidade e de referência. “Estamos contentes com a entrega desses materiais às escolas de Manaus. Nosso secretário teve que abrir mão de um projeto e adotou este recurso justamente para comprar livros de qualidade que servirão no processo de ensino e aprendizagem e, acima de tudo, feito por especialista da área. O diferencial que tanto alunos quanto professores terão acesso às informações para acompanhar as atividades no portal educativo. Lá as crianças cadastradas terão acesso a uma gama de atividades dentre eles os jogos educativos que ajudam a fixar mais rápido o aprendizado”, comentou a Diretora de Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão.