21/03/14 | 16:25
Sistema Aprende Brasil é implementado para professores e chega às escolas da prefeitura

Mais de 70 mil alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 125 escolas da rede municipal de educação já estão estudando com o acervo pedagógico do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo. A metodologia alia o ensino em sala de aula com o acompanhamento e aprimoramento pedagógico dos professores.

Desde esta quinta-feira (20), os professores que trabalharão com o material estão passando por formação na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed).

O kit do Aprende Brasil oferece livros didáticos e acesso a um portal interativo na internet, que auxilia o aprendizado dos conteúdos lecionados em sala de aula por meio de vídeos e jogos multimídias.

A professora Janaina Paulino, que leciona a disciplina de ciências na Escola Municipal Dulcenides dos Santos, acredita que o Aprende Brasil abre um leque de possibilidades de ensino em sala de aula. “O maior desafio em sala de aula, atualmente, é conseguir prender a atenção dos alunos nos conteúdos ministrados. O portal abre esse leque de interatividade. Basta o professor usar os instrumentos disponíveis”, disse.

Ganho pedagógico

Segundo a chefe do Departamento de Gestão Educacional (DEGE), Marcionília Bessa, as ferramentas disponibilizadas pelo Sistema Aprende Brasil darão subsidio para que os professores tenham mais embasamento teórico, além de proporcionar instrumentos que façam das aulas um momento mais prazeroso para os alunos.

“A secretaria se preocupa com o aprendizado na escola e o Aprende Brasil auxilia nesse processo. Os alunos receberão material didático diferenciado e os professores terão acompanhamento sistemático por meio de assessoria pedagógico. A expectativa é que haja melhoria nos resultados que avaliam a educação” disse.

No ano passado, 60 escolas utilizaram o programa. Em 2014, a novidade é o software Aprimora, que oferecerá uma combinação de atividades interativas para os alunos e professores de todas as escolas do 6º ao 9º ano.

“O destaque do projeto para 2014 é o software educacional, que tem como objetivo fazer um atendimento heterogêneo na sala de aula, identificando as crianças que tem maior dificuldade, para poder resgatá-las, e as que tem maior facilidade para continuar avançando no potencial de educação. O acompanhamento será todo feito pelos pedagogos das escolas”, disse a coordenadora do Aprende Brasil em Manaus, Valéria Marcondes Brasil.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 3632-2054