18/03/11 | 15:31
Sigeam – Prefeitura quer aumentar serviços das escolas com novo sistema

Um novo sistema operacional de gestão anunciado pela Prefeitura de Manaus vai informatizar os trabalhos administrativos, otimizar e levar economia aos custos financeiros das escolas, além de dobrar o número de postos para matrículas de alunos da rede municipal de ensino em 2012.

Na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Secretário Mauro Lippi anunciou a aquisição do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que vai informatizar e agilizar os trabalhos das escolas, além de servir como ponto de matrícula. Primeiramente 50 unidades de ensinos serão contempladas e este número pode ser ainda maior.

“O projeto piloto inicia com essas 50 escolas e a meta é chegar a 200 em janeiro de 2012, o que vai otimizar todo o sistema gerencial das escolas e também aumentar significativamente o número de postos de matrículas, que neste ano foram 25”, afirmou a Diretora do Departamento de Planejamento da Semed, Vilma Paiva.

O Sigeam estará em funcionamento no próximo mês de abril e vai eliminar os trabalhos manuais, informatizando as atividades das secretarias das escolas como emissão de certificados, documentos, boletins e também levantamentos estatísticos de rendimento escola entre outros.

Para a Diretora da Escola João Alfredo, Fátima Vasconcelos, com o novo sistema o manuseio dos documentos ficará mais rápido e eficiente. “Um certificado demorava uns dois dias para ficar pronto. Agora será na hora. Vai melhorar muito”, alertou.

Economia
 
A Diretora do Departamento de Planejamento, Vilma Paiva, ressalta que com a aquisição do sistema a Secretaria vai economizar em compra de papel ofício já que tudo ficará arquivado eletronicamente.

“As informações ficarão arquivadas no sistema. Vamos economizar e também ajudar na preservação do meio ambiente, visto que, deixaremos de utilizar papel. Como as pastas de arquivos serão eliminadas as escolas também ganharão espaço físico”, disse.
 
Investimentos
 
Durante seu discurso o Secretário Mauro Lippi disse que o sistema irá contribuir para uma melhor organização do trabalho da secretaria escolar, proporcionando segurança e qualidade nas informações prestadas a pais e alunos. “As informações serão online e o Sigeam terá armazenado informações de tudo o que se passa na escola”, falou.