04/04/18 | 17:23
Servidores recebem orientações sobre saúde no trabalho

Estudos demonstram que doenças ocupacionais, aquelas adquiridas por conta da atuação profissional,  acontecem pela exposição a riscos das atividades diárias no ambiente de trabalho. Preocupada em orientar seus servidores sobre a questão, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta quarta feira, 04/4,  a palestra ‘Cuidados com a Saúde para a Prevenção de Doenças Adquiridas no Ambiente de Trabalho’.

A atividade, ministrada pela psicóloga e especialista em psicologia jurídica Jucinara Figueiredo, aconteceu no  auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e reuniu servidores da sede, unidades de ensino e Divisões Distritais Zonais (DDZ’s) da Semed e foi realizada em parceira com Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

De acordo com coordenadora de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, Ray Câmara, a palestra teve a intenção trabalhar a saúde mental, física e emocional do servidor, oferecendo  ferramentas de prevenção das doenças do ambiente trabalho. “Esta palestra é para que os servidores possam avaliar  as suas condições de saúde, refletir seu ambiente de trabalho e encontrar medidas preventivas contra o adoecimento”, disse.

Durante a atividade, a palestrante tratou, entre outros temas, de  problemas relacionados ao ambiente de trabalho como o estresse e transtornos, enfatizando a síndrome de Burnout, seus conceitos, quadros sintomáticos e tratamentos. Além  de falar sobre depressão e desenvolvimento técnicas e estratégias para lidar com o desgaste emocional.

“Todos temos vários espaços na nossa  vida como família, lazer profissão e, diante disso, a busca do equilíbrio  é o que todos almejamos  e o desafio da atualidade. Portanto, é extremamente importante  analisar os processos mentais e comportamentais para que façamos uma auto avaliação diariamente”, explicou  Jucinara, fazendo, que tratou da árdua atividade  do professor em sala de aula.

Para Gláucia Souza Aguiar, que trabalha no setor de Folha de Pagamento da secretaria, a palestra trouxe importantes contribuições. “Este tipo de atividade ajuda a trabalhar diversas coisas que melhoram e contribuem no dia a dia do trabalho, como a motivação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e prevenção  de doenças no setor. Gostei bastante”.

 

Texto: Emerson Santos

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054