29/09/15 | 16:17
Servidores municipais ganham posto para cadastramento biométrico

29-09-15 Abertura do Atendimento Biometrico - Fotos Rodemarques abreu (20)Começou nesta terça-feira, 29, o atendimento biométrico dos servidores do município e seus familiares. O serviço foi disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), e deve realizar 400 atendimentos diários até o dia 29 de fevereiro de 2016.

A cerimônia para a abertura dos atendimentos aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, zona Centro-Sul, onde está instalado o posto, e contou com a presença da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e do procurador geral do Município, Marcos Cavalcanti, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto. A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, também esteve presente.

29-09-15 Abertura do Atendimento Biometrico - Fotos Rodemarques abreu (8)Marcos Cavalcanti destacou que a parceria da prefeitura com o TRE beneficia o servidor que não vai mais precisar se deslocar a outros postos e perder tempo para fazer o cadastramento. “O posto dá ao servidor uma opção mais confortável para fazer a biometria, aqui na Semed, que detém quase a metade dos servidores municipais, fazendo com que todos tenham seu título renovado até a data limite”, destacou.

À frente da secretaria, que contabiliza mais de 15 mil servidores, a secretária Kátia Schweickardt ressaltou que a abertura do posto dentro da Semed mostra o apoio da prefeitura não só aos servidores, como também ao TRE.

“Nós da Semed somos a metade da prefeitura, com quase 15 mil servidores. Então, tomamos a iniciativa de procurar a desembargadora Socorro Guedes e ela acolheu imediatamente a ideia. Disponibilizamos o espaço físico e alguns estagiários”, destacou.

29-09-15 Abertura do Atendimento Biometrico - Fotos Rodemarques abreu (14)O ponto de atendimento biométrico instalado na Semed é o décimo instalado no município para atender os eleitores, como informou a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes.

“Esse é o décimo posto biométrico na cidade e a expectativa é que consigamos atender pelo menos 400 pessoas por dia. Queremos atingir toda a família do executivo municipal. O benefício não é exclusividade dos servidores municipais, mas de toda a população de Manaus, pois sabemos da obrigatoriedade de fazer a biometria, sob pena de termos o título cancelado. Temos até fevereiro para cumprirmos essa determinação frente à Justiça Eleitoral”, ressaltou a desembargadora.

A secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro, destacou a necessidade de a população procurar fazer logo o cadastramento, evitando deixar o procedimento para a última hora. “A Prefeitura de Manaus, junto ao TRE, está se empenhando para garantir que a população tenha acesso ao cadastramento, sem precisar passar por longa espera ou correr o risco de não conseguir acessar o serviço”.

29-09-15 Abertura do Atendimento Biometrico - Fotos Rodemarques abreu (37)No total, a prefeitura possui 32,9 mil servidores, sendo a Semed a secretaria do município com maior número de funcionários (15.132). Para isso, o TRE-AM disponibilizou 14 guichês, que funcionarão em uma sala, na DDPM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Procedimento para cadastro

Os servidores municipais devem fazer o agendamento pelo site da Semed (https://semed.manaus.am.gov.br/), clicando no banner do lado direito intitulado “Sistema de Agendamento TRE-Semed”. Para o cadastramento biométrico, o servidor deverá comparecer à DDPM no dia e horário do agendamento, além de apresentar documento original com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

29-09-15 Abertura do Atendimento Biometrico - Fotos Rodemarques abreu (2)Para agendar o atendimento, acessando o banner pelo site da Semed, o servidor só precisará preencher o nome, no campo ‘servidor’, e clicar em prosseguir. Em seguida, será solicitado o CPF e a data de nascimento e, por fim, irá para o preenchimento do formulário de agendamento, onde é preciso colocar novamente o nome completo, número do RG e CPF, e escolher a data e horário do atendimento.

Após isso, é só clicar em enviar, que aparecerá a mensagem de confirmação. O servidor então poderá optar por encerrar o acesso ou fazer novo agendamento. No caso de querer agendar algum membro familiar, o funcionário deverá optar pela segunda opção, que o levará novamente para a página de formulário de agendamento e lá bastará preencher as informações da pessoa a ser atendida. O procedimento pode ser feito sem limite de acesso.

Após esse procedimento, o servidor deverá voltar para a página principal e clicar em “reimprima seus agendamentos”, onde terá como imprimir a confirmação dos agendamentos realizados.

Mais informações podem ser obtidos por meio do 3632-2662 ou 3632-2054.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054