29/02/16 | 16:45
Servidores da Semed são formados como brigadistas contra o Aedes aegypti

Palestra com servidores  Mobilização nacional contra aedes. Aud. Semed. Fotos Cleomir (1)Servidores da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam, na tarde desta segunda-feira, 29, orientações e informações sobre estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Representantes de cada setor do órgão foram formados como brigadistas para combaterem focos e criadouros que possam ser encontrados no prédio da secretaria.

De acordo com a assessora de projetos da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Lourdes Souza, a formação de servidores em brigadistas tem o objetivo de aumentar o cuidado de prevenção ao mosquito no ambiente de trabalho.

“Já fizemos a formação dos gestores que implantaram suas brigadas nas escolas. Hoje, estamos formando brigadistas da sede, para que fiquem antenados aos cuidados de combate e para diminuir a proliferação do mosquito, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya”, informou.

A palestra foi ministrada pela gerente de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francinara Lima. Ela explicou como deve ser feita a limpeza dos locais onde o mosquito pode se procriar, falou sobre os sintomas de cada doença e explicou sobre as ações de combate tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa. “O foco da apresentação é a identificação, eliminação de criadouros e atuar como multiplicadores de informações de combate”, destacou.

Palestra com servidores  Mobilização nacional contra aedes. Aud. Semed. Fotos Cleomir (9)A auxiliar de serviços gerais, Fabíola Viana de Castro, contou que ficará mais atenta durante a limpeza do local de trabalho e na cada dela. “É para o nosso bem, para a nossa saúde, então temos que ajudar a prevenir para que o mosquito não esteja no nosso local de trabalho e nem em nossas casas”, contou.

De acordo com a gerente de Pessoal, Olívia Costa, mesmo sendo um tema muito divulgado nos meios de comunicação, ultimamente, ressaltou que, durante a palestra, recebeu informações que ainda não sabia sobre a atuação do Aedes. “Essa palestra foi ótima, pois houve situações que ela explanou e que eu não sabia, como o fato do mosquito colocar o ovo ao redor dos ralos e entrar naquele pequeno espaço para se proliferar. É um conhecimento a mais, situações que temos que verificar em casa e no trabalho. Agora mesmo já vou olhar no nosso setor para ver se estamos cuidando bem”, ressaltou.

Os servidores que participaram da capacitação serão responsáveis por repassar as informações para os demais, a fim de que todos tenham atitudes de prevenção no ambiente de trabalho e em casa.

Texto: João Pedro Figueiredo/ Semed

Fotos: Cleomir Santos/Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054