11/09/14 | 16:34
Servidores da Semed recebem certificados ao participar do Profuncionário

Cinquenta e seis servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam certificado de participação dos cursos de infraestrutura, secretaria e alimentação escolar nesta quarta-feira, 10, no auditório da Divisão de Departamento Profissional do Magistério (DDMP), zona Centro-Sul. O curso foi realizado por meio de parceria entre a secretaria e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

 O curso faz parte do Programa de Formação Técnica Profissionalizante para os Funcionários da Educação do Serviço de Apoio Escolar (Profuncionário) do Ministério da Educação (MEC) que busca formar e habilitar profissionais e funcionários da educação que trabalham nos sistema público de ensino.

 O curso foi oferecido de forma gratuita a profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais e municipais e que exercem funções de merendeiros, secretários, encarregados de limpeza, vigilantes e auxiliares administrativos. No total foram oferecidas 200 vagas para servidores da Semed, sendo cem para o curso de secretário escolar, 50 para infraestrutura e a mesma quantidade de vagas para alimentação escolar.

 “O programa teve inicio em julho de 2012 na Semed e aconteceu de forma semi-presencial com uma  carga horária de 1.700 horas, ou seja, uma parte aconteceu à distância e outra presencial. As aulas presenciais tinham em média de quatro horas de duração e aconteciam duas vezes por semana nos laboratórios de informática da Gerencia de Tecnologia da Semed. Nelas os alunos tinham a oportunidade de tirar duvidas, postar exercícios, fazer avaliações e acessar a internet”, contou a tutora da turma de secretaria escolar, Evelyne de Carvalho, explicou como e onde os cursos aconteceram.

 A coordenadora adjunta do Profuncionário do Ifam, Bianca Valle, explicou que o programa visa contribuir na valorização dos profissionais da rede pública de ensino.  “Entendemos que as escolas não são formadas somente por professores e pedagogos, mas por demais profissionais que merecem grande atenção. Por isso este programa é importante, porque além de valorizarmos todos os profissionais das escolas públicas, os capacitamos e, consequentemente, melhoramos a qualidade de ensino na rede pública”, destacou Bianca.

Segundo Simonildes Fontenelle, funcionária da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo e concludente do curso de secretaria escolar, a formação foi importante para desempenhar suas atividades na escola que trabalha.

 “Este curso me deu oportunidade de aprender coisas novas e que serão muito úteis no meu dia a dia. Nele aprendi outras formas de arquivar processo, como lançar notas em planilhas, atender o público e pais de alunos. O curso foi muito proveitoso. Espero que tenha outro, para elevar ainda mais meu conhecimento”, mencionou aluna.

 “O curso foi muito bom. Tivemos excelentes instrutores e pessoas que nos ajudaram no decorrer das aulas. Agradeço a Semed pela oportunidade”, descreveu a aluna do curso de alimentação escolar, Marilene da Silva, que trabalha na Escola Municipal Francisca Campos Corrêa.

Programa

 O Profuncionário é um programa desenvolvido em todo Brasil pelo Ministério da Educação e visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.  A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. No Amazonas o Programa beneficia em torno de 1.3 mil pessoas e acontece nos municípios de Tefé, Eirunepé e Rio Preto da Erva, além de Manaus.

TEXTO: Emerson Felipe

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054